06 AGO 2013
Associação dos Agricultores familiares se prepara para ‘chamada pública’ da Prefeitura

Realizada nesta terça-feira, mais uma reunião da Associação dos Agricultores Familiares de Marília. O evento foi no Ceasa e contou com acompanhamento da Secretaria Municipal da Agricultura e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). “O objetivo foi preparar os 30 associados para a Chamada Pública da Prefeitura, visando a participação nos Programas de Aquisição de Alimentos e Alimentação Escolar”, explicou o presidente da Associação, José Aparecido Pereira. A meta é atingir gradativamente todos os pequenos agricultores e aumentar a participação nos programas voltados à agricultura familiar.

O gerente do Ceasa, Odracir Capponi, informou que a próxima etapa será um encontro com a nutricionista da Cozinha Piloto visando definir os hortifrutis que deverão ser fornecidos com base no cardápio municipal.

Marília tem um cinturão verde de produção de hortaliças e frutas muito forte para o abastecimento da merenda escolar.  Segundo o coordenador da secretaria Municipal da Agricultura, Carlos Garrossino Filho, a agricultura familiar representa hoje 70% da área rural do município. A compra pela Prefeitura obrigatoriamente tem de ocorrer junto à associação dos produtores, visando eliminar o intermediário e o prejuízo no lucro dos agricultores. “O objetivo é fortalecer a entidade e o intercâmbio com o município. Dentro dessas políticas públicas, o produtor passa ter até R$ 40 mil/ano de rentabilidade na propriedade. Com isso, ela passa a ser um empresário rural, se fixando no campo com qualidade de vida”, informou. Garrosino Filho destacou ainda o esforço do secretário  Takao Shintaku nessa meta. “O prefeito Vinícius Camarinha quer o município participando ativamente das políticas públicas da União e do Estado, visando fortalecer a agricultura familiar em Marília e ao mesmo tempo eliminar os intermediários, que elevam a cotação, fugindo totalmente dos preços de mercado”,  concluiu.

Assessoria de imprensa

Foto Wilson Ruiz