05 AGO 2013
Banco de Leite Humano homenageia mães doadoras em Semana de Aleitamento Materno

A Prefeitura Municipal de Marília, através do Banco de Leite Humano, promove até sexta-feira, dia 9, a XXI Semana Mundial da Amamentação. As ações tiveram início no domingo, com o III Encontro “Amamentação nos braços da Mãe Natureza”. Ontem, foi a vez das mães doadoras serem homenageadas em evento realizado no auditório municipal “Octávio Ligneli”. A cerimônia contou ainda com a apresentação das crianças do programa ProCria, da Centro Comunitário São Judas Tadeu.

Há 22 anos a frente do Banco de Leite de Marília, Sandra Domingues, destacou a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e das doações voluntárias para o abastecimento do estoque e atendimento dos bebês que estão em UTIs. Segundo ela, o número de doadoras ainda é insuficiente para atender a demanda. Atualmente o Banco de leite conta com 60 doadoras, enquanto que o número ideal seria de 100. “O lei materno é um remédio, que salva vidas. As mães precisam ser acolhidas e a doação estimulada”, comentou.

De acordo com ela, muitas mães resistem à doação por acreditar que doando o leite excedente, vai faltar para seu bebê. Um engano, uma vez, que quanto mais se estimula a amamentação, mas leite é produzido. “A mães pode ter um ato solidário, doando parte do leite e salvando vidas”, destacou.

Representando o secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini, o diretor de Saúde Danilo Bigeschi parabenizou a iniciativa do Banco de Leite Humano e promover ações voltadas ao aleitamento e a valorização das mães doadoras. “É uma satisfação poder participar dessa semana. Marília já tem trabalho tradicional voltado ao estímulo ao aleitamento materno. O Banco de Leite está de parabéns pelo trabalho realizado com as mães e com os bebês”, frisou.

Presente ao evento, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Almeida, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano de Marília na conscientização das mães em prol dos bebês que tanto necessitam do leite, como alimento fundamental para o seu desenvolvimento. “Todas as ações que trazem vida e que são feitas com afeto merecem todo o nosso apoio”, comentou. Na sexta-feira, encerrando as atividades, o Fundo Social de Solidariedade estará promovendo o Chá Solidário, em homenagem às mães doadoras.

Também presente ao evento, o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, destacou as ações realizadas pelo Banco de Leite e  a doação voluntária em prol da saúde do município.

Homenagens

Durante o evento o Banco de Leite Humano de Marília homenageou a mãe doadora, Divania Silva Cardoso, mãe do pequeno Cauã, de 45 dias, que em um mês doou 22 litros de leite e mostrou a consciência sobre a importância da doação. “ Acho importante poder doar meu leite e ajudar outros bebês. Sei que estou ajudando e isso me faz bem”, comentou.

Homenagem também foi feita a Shirlei do Carmo Camilo Balbo, que há 27 anos, foi receptora do Banco de Leite Humano de Marília. Na época seu filho recém nascido, Luiz Balbo, internado na UTI foi alimentado com o leite doado. Hoje, coincidentemente, ele trabalha como motorista no Banco de Leite. Emocionada, Shirlei falou da importância da doação e de como o leite humano, vindo de outras mães foram importante para a recuperação do seu filho.

De 01 a 31/08

I Mostra Municipal Aleitamento Materno

Das 7 ás 17 horas

Local: Unidades de Saúde, com exposição de materiais educativos, fotos e cartazes

06/08 – terça-feira

8h- Distribuição de laços e orientações quanto a amamentação para todas as puerperas nos hospital pela Equipe do Banco de Leite Humano.

Exposição de cartazes nos setores, demonstrando a importância do Aleitamento e incentivo ao mesmo.

Café com prosa Hospital Materno Infantil.

07/08- quarta-feira

8h – Distribuição de laços e orientações quanto a amamentação para todas as puerperas nos hospitais pela Equipe do Banco de Leite Humano.

15h – Na Associação Beneficente Hospital Universitário, depoimento de mães de UTI, relatando sua experiência com a Amamentação e sua importância, com exposição para mães da maternidade e UTI Neonatal.

08/08 – quinta-feira

16h – Na Associação Beneficente Hospital Universitário, apresentação do Grupo Sorria e distribuição de lembranças referentes à amamentação.

09/08 – sexta-feira

14h30 – Chá das Doadoras e premiação das três Unidades Básica de Saúde da I Amostra de Aleitamento Materno

Local: Alves Hotel, rua Vinte e Quatro de Dezembro, 1.236

15h – Na Associação Beneficente Hospital Universitário, apresentação do Coral da Unimed com canções em homenagem a amamentação.

Fotos Wilson Ruiz