04 JUN 2013
Paralisia Infantil: meta é vacinar quase 15 mil crianças

Será realizada no próximo sábado (8), a vacinação em massa contra a Paralisia Infantil em crianças de seis meses a até 5 anos de idade. A meta é vacinar 14.991 crianças e o índice de cobertura vacinal necessário é de pelo menos 95%.

O lançamento oficial da campanha pelo prefeito Vinícius Camarinha e pelo secretário da Saúde, Márcio Travaglini, será às 9 horas, na Unidade de Saúde da Família do Jânio Quadros, na rua Felipe Navas. Vale lembrar que  todas as 47 unidades estarão em funcionamento das 8 às 17 horas.

Além disso, os postos volantes também estarão atuando  nos supermercados Tauste (sul e norte), Walmart e Confiança, bem como na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na Avenida Maria Fernandes Cavalari, 2421,  Jardim Cavalari,  próximo às casas da Homex.

Aproveitando as festas juninas na rede municipal de Educação, a Secretaria da Saúde também definiu uma equipe volante para percorrer as escolas “Estrelinha Dourada”, “Fernando Mauro”, “Myrthes Pupo Negreiros”, “Nicácia Garcia Gil”, “Paulo Freire” e “Primavera”, a partir das 13 horas.

Segundo a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Rachel Ramires, é fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação para a verificação da situação vacinal da criança e até, se houver vacinas em atraso, colocar a situaçãoem dia. Sea criança estiver com febre, é aconselhável aguardar o controle do chamado “pico febril” para, só depois, a vacinação ser realizada.  Ao longo desta semana, a campanha está sendo realizada na zona rural.

Segundo o Ministério da Saúde, a paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral, que na maioria das vezes acomete os membros inferiores. A doença está erradicada do Brasil há cerca de 20 anos, mas a vacinação de forma conjunta é muito importante para a manutenção desse quadro.