19 MAR 2013
Projeto de saúde bucal vai atender jovens da Casa do Pequeno Cidadão

Com a presença do vice-prefeito municipal Sérgio Lopes Sobrinho, dos vereadores Samuel da Farmácia e Cícero do Ceasa, do secretário da Assistência Social, diretores da Unidade V da Casa do Pequeno Cidadão e do Cras (Centro de Referênciaem Assistência Sociale de dentistas, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (18) o Projeto Dentista do Bem, promovido pela ONG Turma do Bem, Oral-B em parceria com a Prefeitura Municipal de Marília.

Com atendimento voltado para crianças e jovens de11 a17 anos, o projeto tem o caráter preventivo, curativo e educacional e será realizado com jovens participantes das unidades V e VI da Casa do Pequeno Cidadão.

“É um trabalho voluntário voltado à população carente, em Marília, vamos atender aproximadamente 100 jovens gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. Contamos com 46 profissionais voluntários. Além de Marília, outros 256 municípios brasileiros e 10 países da América Latina e Portugal participarão do projeto de forma simultânea. O objetivo é identificar crianças e adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico”, disse a coordenadora do projeto, Ana Carolina Massaro.

Para o secretário municipal da Assistência Social, Hélio Benetti esse é um projeto positivo por que é voltado a uma população vulnerável, que na maioria das vezes, não tem a possibilidade de ir a um dentista. “A Ong nos procurou e prontamente firmamos a parceria para a realização do trabalho, o projeto está dentro dos eixos de cidadania e cultura apregoados pela administração do prefeito Vinícius Camarinha e que busca oferecer dignidade a pessoa humana. É uma forma de atenção aos jovens e adolescentes inseridos nos programas sociais”, destacou.

A triagem – O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

A seleção – Após a triagem é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

De acordo com a dentista e membro do projeto Turma do Bem, Ana Carolina Massaro a seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário com consultório mais próximo da sua residência e que será responsável pelo seu tratamento.

O tratamento – Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Ao final, o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho cumprimentou as dentistas no lançamento do projeto e confirmou a preocupação do atual governo em oferecer o atendimento preventivo e totalmente gratuito à população.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024