21 NOV 2019
Prefeitura entrega nova Farmácia Central; é a terceira unidade em três anos

Expectativa é atender até mil pessoas por dia; local tem ar condicionado, internet para usuários, banheiros com acessibilidade e comporta até cem pessoas sentadas

O Prefeito Daniel Alonso inaugura, nesta sexta-feira, dia 22, em solenidade programada para às 9h, a Farmácia Municipal Central, que está instalada na avenida Brasil, em frente ao Terminal Urbano (saída das catracas). O prédio passou por adequação e está equipado com ar condicionado, internet para os usuários e banheiros com acessibilidade.

O local comporta até 100 pessoas sentadas e a expectativa é realizar até mil atendimentos por dia. Será a terceira Farmácia Municipal polo instalada em menos de três anos, referência para toda a população com receitas médicas do SUS – Sistema Único de Saúde.

Neste primeiro dia de atendimento em novo local, a abertura ao público para entrega de remédios será a partir das 10h30. A solenidade deve reunir autoridades, servidores da saúde e também será aberta ao público.

COMPROMISSO

Com o ousado plano de resolver gargalo na Saúde, prefeito Daniel Alonso assumiu compromisso com a qualidade ao implantar as unidades polo nas regiões. A nova farmácia central supera desafio de quase 20 anos, período em que a então Ucaf (Unidade Central de Assistência Farmacêutica) funcionou em espaço acanhado, na antiga estação ferroviária.

Já estão em pleno funcionamento, desde 2017, as unidades Norte (anexa a UBS Santa Antonieta) e da zona Sul (avenida João Ramalho). Também funcionam farmácias municipais regularizadas nas USFs (Unidade Saúde da Família) de todos os distritos.

“Agora no centro a população também encontrará atendimento de primeira, em um lugar digno, com conforto e segurança. Nessa farmácia temos um excelente espaço físico, depósito com ar condicionado para estoque de medicamentos e, o mais importante, a qualificação dos nossos farmacêuticos e da equipe de atendimento”, destacou Daniel.

A equipe de trabalho é formada por três farmacêuticos responsáveis, dois assistentes de farmácia, quatro estagiários do curso superior de Farmácia, auxiliar de escrita e de serviços gerais. O horário de atendimento será das 07h às 18h.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, destacou o empenho do prefeito Daniel Alonso, para garantir a qualidade do serviço e o abastecimento. “Em tempos tão difíceis, em que houve um grande aumento no consumo de medicamentos, temos nos desdobrado, sob a liderança do prefeito, para garantir essa importante assistência”, disse.

Para a supervisora da Assistência Farmacêutica do município, Rosangela Campanhã, as equipes trabalham hoje sob nova perspectiva. “A gestão do prefeito Daniel e do secretário Mustafá nos ouvem e nos respeitam como técnicos”, disse.

A farmacêutica destaca o respaldo. “Temos o amparo necessário para que o trabalho técnico seja feito da melhor forma possível. Conseguimos atender ao cidadão, graças à responsabilidade e seriedade com as decisões tomadas”, disse.

DEMANDA CRESCENTE

Quando inauguradas, em 2017, as Farmácias Municipais da zona norte da zona sul atendiam cerca de 500 pessoas por dia, cada uma. Hoje são realizados, em média, entre 700 e 800 atendimentos em cada região.

A expectativa, na região central, é iniciar já com cerca de mil atendimentos/dia, com possibilidade de crescimento, à medida em que as pessoas conhecerem o serviço. Por conta desse aumento da demanda, acompanhado da perda de poder aquisitivo da população (condições econômicas desfavoráveis no país) atualmente a Assistência Farmacêutica responde por uma das maiores fatias das áreas de investimentos da Saúde.

Fotos: Mauro Abreu

21/11/2019
Prefeitura entrega nova Farmácia Central; é a terceira unidade em três anos
Fotos da Notícia: Prefeitura entrega nova Farmácia Central; é a terceira unidade em três anos