14 NOV 2019
Jogos abertos: Bocha tem partidas acirradas já no primeiro dia de competição

A Bocha foi uma das modalidades que abriram as disputas na quarta-feira, 13, dos 83° Jogos Abertos “Horário Baby Barioni”, em Marília. Com partidas acontecendo nas canchas 1 e 2 do Poliesportivo Pedro Sola, o primeiro dia de jogos contou com a realização de nove partidas abrangendo as 1ª e 2ª divisões da modalidade.

O local chegou a ter disputa por metro quadrado diante da presença maciça das equipes e do público local, que vibrou a cada ponto e a cada arremesso de efeito. Protagonistas da segunda partida pela primeira divisão da modalidade, a equipe de Batatais se mostrou bastante otimista e preparada para o desafio contra Araçatuba.

“Sabemos que aqui todos são campeões pois chegar aos Jogos Abertos requer alta performance nas etapas regionais. Mas estamos confiantes, nossa equipe é a campeã da 5ª região, em Franca e, estamos bastante otimistas. Sobre nossa adversária, não a conhecemos de outras experiências mas, temos conhecimento de seu histórico de bons resultados”, disse Marcelo Nogueira, Secretário de Esportes de Batatais.

Igualmente confiante, a equipe de Araçatuba do técnico e atleta Benedito Dias, esperava por uma partida bastante acirrada, a ser definida com muita técnica e habilidade. “A bocha é um esporte diferenciado, exige concentração, bons arremessos e perspicácia. Todas as equipes são qualificadas mas, viemos em busca dos melhores resultados”, destacou com autoridade de quem pratica o esporte há 30 anos.

Ao final da partida o resultado foi favorável à equipe de Araçatuba, com o placar de 2×0. Já a equipe da casa (Marília) realizou a última partida do dia, saindo vitoriosa no confronto contra Limeira por 2 a 1.

ÁRBITRA

Em um cenário predominantemente masculino, a presença e oponência de Luciane Aparecida Rita, 37, chama a atenção. Árbitra da Federação Paulista de Bocha e da Liga de Bocha de Praia Grande, ela não se intimida em ser a única mulher da modalidade nos Jogos Abertos de Marília.

“Hoje em dia há o incentivo, o apoio por parte dos praticantes do esporte e até uma maior participação feminina. Antigamente sim, era algo exclusivo do mundo masculino, mas isso vem mudando. O fato é que atualmente existe o respeito e o reconhecimento”, destacou Luciane.

Segundo a árbitra, a ‘paixão pela bocha’, aconteceu na sua tenra idade, um sentimento passado de avô e pai, para neta e filha. “Meu avô e meu pai praticavam e desde cedo eles me levavam para a cancha. Eu fui me interessando, na verdade me apaixonando…eu amo bocha e também pratico desde os meus 14 anos”, completou.

E para as mulheres que gostam ou têm interesse pelo esporte, a árbitra salientou para que não tenham receio ou insegurança. “Assim como eu fui bem recebida no esporte, tenho certeza de que todas essas mulheres maravilhosas também serão. O esporte é agregador e, com a bocha não será diferente”.

A ORIGEM DA BOCHA

Bocha é um jogo de origem italiana, e sua história remonta à época do império romano. Como curiosidade, era conhecido originalmente como “boccie”. É disputado daquela época até os dias de hoje, por jogadores de todas as idades. No Brasil, o jogo foi trazido pelos imigrantes italianos, e sua popularidade foi se espalhando rapidamente por todo o país.

O objetivo do jogo é arremessar a bola (chamada de “bocha”) de modo que a mesma se aproxime o máximo possível de uma pequena bola posicionada no final da pista (chamada de “bolim”), entretanto, sem tocá-la.

Os jogadores podem, inclusive, arremessar sua bocha em direção à do adversário afim de deslocá-la de perto do bolim, com o objetivo de aproximá-la do mesmo.

RESULTADOS DO DIA 13/11/19 – BOCHA

Cancha 01 – Poliesportivo Pedro Rojo Lozano Sola