25 SET 2014
Poço Macul começa a reforçar abastecimento d’água do Santa Antonieta

Poço de 260 metros de profundidade com vazão de 15 mil litros por hora, reservatório de 200 mil litros numa altura de 17 metros, caixa de abastecimento de segurança com capacidade para 20 mil litros e rede de distribuição de cerca de 400 metros. Essa é a estrutura do poço profundo Macul, no Santa Antonieta, o primeiro do mega projeto de captação, distribuição e novos equipamentos para o sistema de abastecimento de água colocado em prática pela Prefeitura de Marília.

O prefeito Vinicius Camarinha visitou as obras na manhã desta quarta feira e mostrou euforia. “Esse poço, por exemplo, aqui na parte alta do Santa Antonieta, vai atender  uma região que sempre sofreu com a falta de água. Por isso uma tecnologia moderna para atender  a expectativa da população e acabar com o drama com a crise constante de abastecimento”, comentou o prefeito Vinicius.

Com a construção da rede, já neste final de semana será possível alimentar o sistema de distribuição, atendendo cerca de 2.500 pessoas. “Enquanto isso, vamos continuar construindo os reservatórios”, completou.

Vinicius lembra que já foi colocado também em funcionamento o poço da represa Cascata, com capacidade de 200 mil litros de água por hora. Nesta quinta-feira, às 10h30, ele vai acompanhar a perfuração do poço profundo do distrito de Padre Nóbrega, com população de 4 mil habitantes. Ele terá capacidade de 15 mil litros/hora e será também construído um reservatório com capacidade para 200 mil litros, ao lado do já existente. Uma rede de 300 metros vai ligar o poço a esse novo reservatório. “Quando esse poço estiver em funcionamento, a água enviada hoje para o distrito será utilizada no reforço do abastecimento da zona norte. Além disso, vamos perfurar mais três poços nessa ampla área com cerca de 70 mil habitantes: Palmital(início nesta semana), Examar e Primavera.

Fazendo parte de todo esse projeto constam também mais dois poços no Sistema Cavalete (zona Sul) onde a nova adutora está concluída e outro em Lácio. Haverá ainda a implantação do reservatório da ETA do Rio do Peixe (1 milhão de litros), próximo à Estação Rodoviária (2 milhões) e outro no bairro Riviera (200 mil litros). Já as adutoras, ligarão o poço profundo do Cascata ao reservatório R6 (zona sul) e o Sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3. “No total, será um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Faremos até o fim do primeiro semestre de 2015, o que o governo anterior não executou em oito anos pelo abastecimento d’água de Marília”, finalizou Vinicius.

O diretor do Daem (Departamento de Água e Esgoto), João Carlos Polegato, destacou que o planejamento está sendo cumprido à risca visando reforçar o abastecimento d’água. “É um grande avanço”, afirmou.

Fotos: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024