08 FEV 2013
Secretários da Saúde debatem dívidas e tabela do SUS em encontro em Marília

Representantes de 32 municípios da região de Marília participaram nesta terça-feira do encontro de novos secretários municipais de Saúde, evento realizado pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

Participaram municípios como Assis, Adamantina, Borá, Cedral, Canitar, Chavantes, Echaporã, Garça, Gália, Tupã, Ourinhos, além de Marília.

“É um acolhimento aos novos secretários da Saúde, muitos que assumem esse desafio com graves problemas, falta de estrutura, recursos, profissionais, além de dívidas. O Cosems estará em todas as regiões do Estado orientando os secretários”, revelou o secretário da Saúde de Adamantina e diretor do conselho, Jorge Chihara.

O prefeito municipal Vinícius Camarinha fez a abertura da reunião e destacou a importância da troca de experiência dos municípios participantes. “Marília tem a sua vocação regional, é a cidade responsável pelo atendimento de alta e média complexidade, possui o maior hospital da região, o Hospital das Clínicas, além das outras unidades de saúde, mas é fundamental que os municípios debatam os investimentos no setor. Sempre defendi a descentralização da saúde, para que municípios como Assis, Lins, Ourinhos e Tupã, por exemplo, atendam sua microrregião, desafogando assim o atendimento no HC. Quando deputado estadual, trabalhei nesse sentido, conquistando recursos para os hospitais da região”, disse o prefeito Vinícius.

Outro assunto de destaque no encontro, de acordo com o prefeito Vinícius Camarinha, é a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde). “A tabela do SUS não condiz com a realidade, causando ainda mais dificuldades para os municípios, pois está totalmente fora dos valores de mercado”.

Para o secretário municipal da Saúde de Marília, Márcio Travaglini o encontro tem ainda a importância da discussão da mão-de-obra médica cada vez mais escassa. “”Existem muitas dificuldades e principalmente pra os municípios menores, a falta de profissionais, a baixa remuneração, frota sucateada e endividamento são os maiores desafios, o sistema é complexo, mas uma boa equipe e apoio dos prefeitos são fundamentais”.

Travaglini aproveitou para fazer um balanço dos primeiros 30 dias à frente da Secretaria. “É uma avaliação positiva, do andamento do trabalho dos servidores. Desde o dia 10, do lançamento do PERC (Programa Emergencial de Recuperação da Cidade) voltado à saúde estamos realizando ações autorizadas pelo prefeito, como a contratação de médicos e recuperação dos veículos”, concluiu.