04 FEV 2013
Saúde alerta população para o combate à dengue

Altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, recentemente constatados em nossa cidade, e a transmissão de dengue vivenciada, já nas primeiras semanas deste ano, por municípios como Adamantina, Bastos, Herculândia, Tupã, Oriente e Bauru colocam em situação de alerta a Secretaria Municipal da Saúde de Marília, que determinou a intensificação das ações de vigilância e controle, diante da confirmação dos primeiros casos da doença em 2013.

Marília registra, até o momento, três casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município, sendo dois na região Sul e um na região Norte.  Outros quatro casos foram importados de Ji-Paraná/RO, Ipatinga/MG, Presidente Prudente/SP e Tangará da Serra/MT.

O grande deslocamento de pessoas decorrente do período de férias escolares e do carnaval, as altas temperaturas e chuvas típicas de verão, que facilitam a reprodução do mosquito Aedes aegypti, além da evidência de circulação do sorotipo 4 do vírus no país, são fatores que concorrem para a elevação do risco de ocorrência de epidemias em 2013.

Foram intensificadas ações de vigilância ambiental e epidemiológica em todos os setores da cidade, como forma de evitar que a transmissão possa ganhar maiores proporções. Esse trabalho consiste em bloqueio para o controle de criadouros e busca ativa de pessoas sintomáticas diante da notificação dos casos suspeitos, iniciando a nebulização de inseticidas nos locais em que foi confirmado diagnóstico.

Historicamente, o período de maior risco em nossa região se estende até meados do mês de abril. Portanto a Secretaria da Saúde alerta para a necessidade de mobilização da população no cuidado com o ambiente urbano, uma vez que qualquer reservatório de água pode representar um potencial criadouro e para a necessidade de se buscar atendimento no serviço de saúde mais próximo na presença de sintomas sugestivos de dengue, como febre, dor de cabeça, dores musculares, articulares e no fundo dos olhos, assim como evitar a automedicação (pois pode mascarar os sintomas dificultando o diagnóstico). Vale ressaltar a importância das pessoas com sintomas sugestivos de dengue procurarem as unidades de saúde logo no início da febre, pois há possibilidade de realização de diagnóstico precoce da doença.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024