04 FEV 2020
PROJETOS
Chefe do Executivo se reúne com presidente da Câmara de Comércio Brasil-China em busca de investimentos e geração de empregos
Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira na sede da Uvesp, no bairro Higienópolis, em São Paulo

O prefeito Daniel Alonso reuniu-se na manhã desta terça-feira, dia 4, na sede da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), que fica na rua Pará, nº 50, no bairro Higienópolis, em São Paulo, com o presidente da CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil China), Charles Andrew Tang.

O encontro contou também com a presença de outros prefeitos e secretários de municípios do Estado (Olímpia, Itanhaém, Barretos, Itapetininga, Ourinhos,  Brotas, Promissão, Bauru e Presidente Prudente) e teve por objetivo buscar investimentos e gerar empregos em cidades paulistas, como ocorreu no ano passado com Lençóis Paulista, que conseguiu negócio com Cingapura – a empresa Bracell anunciou que investiria R$ 8 bilhões na construção de uma fábrica de papel e celulose.

Marília é considerada um grande polo industrial e agora também tecnológico. “Foi uma reunião bastante positiva com o presidente Charles Tang, objetivando trazer investimentos para nossa cidade e, consequentemente, gerando muitos empregos. Fiquei satisfeito com o encontro e acredito que poderemos avançar em breve nessa questão”, disse o chefe do Executivo.

Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, a meta dos chineses é ampliar os investimentos no estado de São Paulo, o mais rico do Brasil. Recentemente o governador João Doria foi à China apresentar o programa 'Investe SP'.

O objetivo da reunião foi para a assinatura de um protocolo de intenções, onde fica estabelecido que a Câmara de Comércio Brasil China faça gestões junto a empresários chineses para investimento privado nos setores de Cidades Inteligentes, Resíduos Sólidos e Turismo. Sabe-se que investidores chineses querem investir em municípios paulistas em varias áreas, mas tudo depende de autorização dos Poderes Municipais.

Por outro lado foi assinado termo de parceria com a Uvesp, credenciando a entidade a reunir prefeitos e vereadores interessados em empresas parceiras da China para formalizar essa intenção, caminho pelo qual a Câmara Brasil China oficialmente irá atrair investidores para esses municípios.

Tang afirmou que esse é o momento, pois a China tem um olhar especial para a América do Sul, especialmente o Brasil.

A CCIBC

A Câmara Brasil-China (CCIBC) é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1986 em São Paulo e tem como objetivo promover o intercâmbio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China e fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo.

Trata-se da única câmara legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com acordos com entidades como Confederação Nacional da Indústria (CNI); Associação das Empresas Nacionais Exportadoras (AEB) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

CHARLES TANG

Charles Andrew Tang é presidente da CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China); membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em São Paulo e do World Policy Intstitute em New York; presidente honorário da Câmara de Comércio Internacional de Beijing; membro do Conselho Consultivo Internacional do Governo de Wuhan; conselheiro econômico do Governo de Jilin City; assessor da Associação de Amizade com Países Estrangeiros do Governo do Povo da Província de Jiangxi; conselheiro do Governo de Huainan e conselheiro do subconselho da CCPIT do governo de Nannng.

Como executivo do Bank of Boston, introduziu o leasing no Brasil e como consultor estabeleceu o Banco Bozano Simonsen Leasing, Safra Leasing, BMG Leasing, Banco Montreal Leasing, Banco Holandes Unido Leasing, entre outros grupos financeiros, no total de dez empresas pioneiras de leasing no Brasil. Também foi precursor de leasing na Espanha criando em sociedade com o então Banco del Descuento, a Leascapital Espanha em Madrid.