A Prefeitura de Marília vai lançar oficialmente nesta segunda-feira, dia 9 de março, a partir das 9h, no auditório do Paço Municipal, o Programa Remédio em Casa para atender pessoas acamadas e também aquelas com mobilidade reduzida.
O principal objetivo do programa, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, é garantir mais conforto e acesso aos medicamentos, além de facilitar a vida dessas pessoas, contribuindo para que não haja interrupções nos tratamentos.
Para ter acesso ao programa, o paciente ou o cuidador responsável deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima e preencher um termo de adesão, sendo necessário levar o RG e o Cartão SUS.
O termo poderá ser preenchido também nas farmácias municipais, que ficam na avenida João Ramalho, 1.081 (unidade sul), avenida Berta de Camargo Vieira, 595 (unidade norte) e avenida Brasil, 184 (unidade central).
Após aderir ao programa, o paciente que passar por consulta médica e receber uma receita deverá entregá-la na unidade de saúde mais próxima ou nas farmácias municipais para que esta seja encaminhada à central de separação dos medicamentos.
Desta forma, durante todo o tratamento prescrito, o paciente receberá a medicação em sua casa, sendo feitas três tentativas de entrega. A caixa contendo a medicação chegará lacrada e só pode ser aberta pelo paciente.
O Programa Remédio em Casa é mais um compromisso que o prefeito Daniel Alonso está cumprindo. “Havíamos assumido esse compromisso com a população e há um ano vínhamos estruturando esse programa, inclusive com a compra do veículo que fará a entrega do medicamento. Agora tudo deu certo e já nesta segunda-feira o Remédio em Casa estará funcionando.”
A solenidade de lançamento do Programa Remédio em Casa irá reunir autoridades. Além do prefeito Daniel Alonso deverão estar presentes o presidente da Câmara, Marcos Rezende, e demais vereadores; o secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá; outros secretários municipais; a supervisora de Assistência Farmacêutica, Rosângela Campanhã da Silva; entre outros servidores da secretaria da Saúde.
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, lembrou que o Remédio em Casa era um compromisso do prefeito Daniel Alonso. “A gestão do prefeito Daniel está cumprindo mais um compromisso assumido com a nossa população. Tenho certeza que o programa irá funcionar perfeitamente já a partir desta segunda, logo após o lançamento. A estrutura já está toda pronta para atender os pacientes com a maior eficiência possível.”
A supervisora de Assistência Farmacêutica, Rosângela Campanhã da Silva, disse que o Remédio em Casa irá atender milhares de pessoas. “Somente de pessoas acamadas temos cerca de 2 mil pacientes, sem contar aqueles com mobilidade reduzida. Será realmente uma grande comodidade para esses pacientes, que receberão o medicamento em casa e não correrão risco de interrupção no tratamento.”
Fotos: Divulgação