06 MAI 2020
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Reestruturação do Centro Operacional do Programa Ronda Azul entra na fase final e será finalizada nos próximos 15 dias
Programa terá mais de 200 locais públicos municipais monitorados, com instalação de mais de 1.000 câmeras e alarmes e investimento de R$ 950 mil

O Prefeito Daniel Alonso visitou as obras da reestruturação do Centro Operacional do Programa Ronda Azul, que funcionará no andar térreo da Prefeitura de Marília. O local está em sua fase final de obras, com previsão de término para os próximos 15 dias.
A informação foi passada pelo secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto que acompanhou o chefe do executivo. “Mesmo com a pandemia do coronavírus, o projeto não foi paralisado totalmente. Houve uma reestruturação das equipes de trabalho, que passaram a contar com menos pessoas, atendendo às recomendações dos órgãos de saúde. E agora a reforma do Centro Operacional está quase terminando, o que irá acontecer no máximo em 15 dias”, afirmou o secretário.
Além do Centro Operacional, a instalação das câmeras e alarmes nas unidades de saúde já foi concluída em 90% delas. “Acredito que até o final da próxima semana iremos finalizar essa instalação na área da saúde. Depois iniciaremos nas unidades da educação e da assistência social”, informou Eduardo Yamamoto.
O cronograma de instalação nos locais do kit, formado por câmeras, alarmes, placa indicativa do monitoramento e do LED Azul, irá contemplar ainda unidades das secretarias da Cultura e de Esportes, além de outros locais, como o Terminal Rodoviário Urbano, que conta com 17 câmeras e passará para um total de 30 câmeras.
O objetivo principal do Ronda Azul é dar mais segurança aos prédios públicos municipais, funcionando 24 horas por dia. O projeto terá também uma linha 0800 à disposição da população, que entrará em funcionamento após a inauguração do Centro Operacional. A linha terá o número 0800-343-2800.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância do Ronda Azul, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, tendo como parceira a Life, empresa vencedora do processo licitação para a instalação das câmeras e alarmes.
“É mais um grande trabalho da secretaria comandada pelo Eduardo Yamamoto, assim como o Portal da Transparência, um dos mais modernos do país; assim como o Aprova Fácil, que desburocratizou todo o processo de aprovação de projetos; e o Marília Conectada com a instalação de pontos de WI gratuito em diversos locais da nossa cidade. E agora o Ronda Azul que, além de segurança, vai trazer uma grande economia aos cofres públicos, já que no passado se gastava mais de R$ 6 milhões anuais com segurança desses locais e agora estamos investindo apenas R$ 950 mil. Parabenizo toda equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e agradeço à Life pelo empenho na instalação dos equipamentos. Mesmo nessa época de pandemia, a empresa se reestruturou e está mantendo os serviços de instalação.”

Fotos: Julio Cesar de Carlis

Tecnologia da Informação