15 MAI 2020
CORONAVÍRUS
MARÍLIA EM COMBATE Prefeitura apresenta Plano para retomada gradual das atividades paralisadas
9ª Reunião do Comitê, realizada na manhã desta sexta-feira, teve também lançamento do Projeto Covida, em parceria com a Famema

Durante a 9ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus), realizada na manhã desta sexta-feira, dia 15, o prefeito Daniel Alonso apresentou o “Marília em Combate”, um plano de ação para a retomada gradual das atividades econômicas paralisadas em virtude da pandemia, que será colocado em prática a partir do dia 1º de junho.

A missão do “Marília em Combate” é promover a convivência dos marilienses com a pandemia, conciliando as vertentes do convívio social, da preservação à vida das pessoas e da atividade econômica.

O objetivo é buscar o equilíbrio entre as ações de retomada das atividades econômicas, a fim de que o município de Marília retome essas atividades gradualmente, garantindo aos empregados e empregadores segurança jurídica, econômica e sanitária.

“O Plano Marília em Combate visa proteger a vida de todos os cidadãos marilienses. Retomar as atividades econômicas se faz necessário, contudo de forma responsável com seriedade e cautela. O combate à pandemia é um trabalho unificado, cabendo aos empresários, população, administração pública e serviços de saúde trabalharem em consonância com as normas e orientações contidas nesse plano e nos demais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e órgãos governamentais do Estado e da União”, disse o prefeito Daniel Alonso.

Para que o Governo do Estado autorize a flexibilização a partir do dia 1º de junho, três fatores serão levados em consideração: taxa de ocupação de leitos UTI Covid inferior a 60%; redução sustentada do número de novos casos por 14 dias; e taxa de isolamento a partir de 55%.

Daniel Alonso deixou claro que é a favor da retomada gradual das atividades de forma imediata, porém decisões judiciais impedem que seja feita antes do dia 1º de junho. “O meu desejo é que as atividades paralisadas voltem a funcionar o quanto antes, mas decisões da Justiça não permitem. O nosso departamento jurídico segue tentando, mas ainda não tivemos sucesso nas ações.”

COVIDA LANÇAMENTO
Outro item do encontro foi o lançamento do Covida, projeto da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, e com a Life, com apoio da Brambilla Propaganda.

O projeto foi apresentado pelo diretor geral da Famema, Dr. Valdeir Fagundes Queiroz, e pelo vice-diretor geral, Dr. José Augusto Sgarbi, além do secretário municipal de Tecnologia de Informação, Eduardo Yamamoto.

A Famema capacitou professores e estudantes para o desenvolvimento de um projeto de intervenção informativa. Através de um CallCenter - 0800 1864633 -, o objetivo da ação comunitária por teleatendimento é propor informações sobre o novo coronavírus.

O atendimento telefônico do Covida pelo 0800 186 4633 será das 7h às 19h, de segunda à sexta; e das 10h às 14h, aos sábados e domingos.

OUTROS ITENS
A reunião apresentou também alguns números sobre a situação da pandemia em Marília. De acordo com a supervisora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Alessandra Arrigoni, já foram realizados 221 testes rápidos e por PCR, sendo apenas oito com resultado positivo.

Com relação à SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), de 89 internados, o índice de positividade foi de 6,18%. Marília tem hoje um dos menores coeficientes de mortalidade do Estado, que está em 0,42%.

O encontro contou também com um resumo da primeira reunião do comitê médico de protocolos, realizada na última terça-feira, dia 12; e com a apresentação da pesquisa que está realizada em Marília pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (RS).

Fotos: Julio Cesar de Carlis