20 MAI 2020
CORONA VÍRUS
Chefe do Executivo recebe 14 prefeitos e representantes da região para montar diretrizes para reabertura das atividades paralisadas
Encontro teve participação de representante do secretário Marco Vinholi e da diretora da DRS IX

O prefeito Daniel Alonso recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 20 de maio, no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal), outros prefeitos da região, que integram a DRS IX (Diretoria Regional de Saúde), com objetivo de montar diretrizes, visando à reabertura do comércio, a partir do dia 1º de junho.
Além dos prefeitos, o encontro teve a participação de Marco Antônio Elias, representando o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; e também a diretora da DRS IX, Célia Maria Marafiotti Neto; além do secretário municipal de Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto Júnior.
Estavam presentes os prefeitos das cidades de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Campos Novos Paulista, Fernão, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane e Quintana, além de representantes dos municípios de Echaporã, Lupércio e Vera Cruz.
A reunião foi realizada a pedido do próprio secretário Marco Vinholi e definida durante o 3º Encontro do Conselho Municipalista na última segunda-feira, quando ficou acertado que os municípios traçaram as estratégias para a retomada gradual das atividades paralisadas em função da pandemia do Covid-19.
Daniel Alonso considerou positiva a reunião desta quarta-feira. “Só tenho que agradecer a presença de todos os prefeitos e foi um encontro muito produtivo, pois pudemos saber a realidade de cada cidade para, juntos, montarmos as diretrizes para a reabertura do comércio, com todas as normas de segurança, com o objetivo de buscar garantir o trabalho e a vida de todos.”
Marcos Antônio Elias afirmou que o Governo do Estado tem ciência das dificuldades que os prefeitos têm enfrentado. “O governo sabe a angústia de vocês que estão sendo pressionados pela população. Por isso, o objetivo é traçar esse plano de reabertura gradual das atividades, a partir do dia 1º de junho, considerando a realidade de cada região e município. Todas as demandas serão encaminhadas ao Dr. Rubens Cury, que foi escolhido para auxiliá-los nessa retomada, e também ao secretário Marco Vinholi.”
A diretora da DRS IX, Célia Maria Marafiotti Neto, disse que o monitoramento dos indicadores de saúde é de suma importância para a retomada das atividades. “Teremos que ficar atentos a todos os índices, como ocupação de leitos, desaceleração de casos e isolamento social. Tudo terá que ser feito com muita responsabilidade, objetivando à preservação da vida.”
A DRS IX engloba 62 municípios, com total de 278 casos positivos de coronavírus e 20 óbitos até o início desta semana.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM