15 ABR 2019
CULTURA

Neste ano, o Salão contou com a participação de 23 trabalhos inscritos, sendo foto, pintura sobre tela, escultura e mosaico

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou na última quinta-feira (11), no Teatro Municipal, a abertura e premiação do 30º Salão de Artes Plásticas “Marília Através de seus Artistas e  Fotógrafos”.

Neste ano, o Salão, que esteve sob coordenação de Izabel Campos, contou com a participação de 23 trabalhos inscritos, sendo foto, pintura sobre tela, escultura e mosaico.

As obras foram analisadas por uma comissão julgadora composta por Ernesto Ferro (escultor), Solange Volpi (artista plástica), Eduardo Dantas (fotografia) e Ivan Evangelista (poder público) .

Os premiados na modalidade pintura, escultura, mosaico, gravuras e desenho foram: 1º Lourdes Daun – mosaico; 2º Marina Sanches – desenho e 3º lugar Ivanise Daun – mosaico.

Na modalidade Fotografia o prêmio ficou com: 1º lugar Luciana Crepaldi, 2º Antonio Luiz Carvalho Leme e no 3º lugar houve empate entre Gustavo Melges Elias e Joji Miyamoto.

Para incentivar a participação dos artistas e ainda a produção de obras novas, a Secretaria Municipal da Cultura realiza o concurso com premiações.

Para pintura, escultura, mosaico, gravuras e desenho: 1º lugar: R$ 2.000,00, que será Prêmio-Aquisição para o acervo da Galeria Municipal de Artes; 2º lugar: R$ 1.000,00 e 3º lugar R$ 500,00. Premiação para fotografia: 1º lugar: R$ 2.000,00, que será Prêmio-Aquisição para o acervo da Galeria Municipal de Artes; 2º lugar: R$ 1.000,00 e 3º lugar R$ 500,00.

A partir desta segunda-feira, 15 de abril, a exposição irá para o Bloco 11 da Unimar (Universidade de Marília), onde ficará até o dia 30 de abril.

O Salão tem como objetivo incentivar a produção de novas obras e homenagear a cidade de Marília.

Segundo a coordenadora do Salão Izabel Campos, neste ano, o artista plástico teve duas opções como tema para sua obra do 30º Salão: poderia ter como referência a poesia “Crucificação”, de autoria de Braz Alécio; ou tema que remeta a uma homenagem aos 90 anos da cidade de Marília.

“Neste ano de 2019, em consequência da perda estimada de nosso eterno Braz Alécio, artista plástico de Marília, que tanto fez e nos representou em todo território nacional e internacional, queremos dedicar uma homenagem a uma de suas poesias, como referência da leitura artística na proposta para os artistas nessa edição. Quero parabenizar os premiados e também os demais participantes, pela qualidade das obras inscritas”, disse o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira.

15/04/2019
Fotos da Notícia: 30º Salão Marília através de seus Artistas e Fotógrafos realiza premiação aos vencedores