29 DEZ 2021
Programa Minha Cidade é Verde planta 8.735 árvores em 2021
Criado em setembro, em comemoração ao dia da Árvore, programa apoia projetos ambientais e realiza plantios na área urbana

O Programa Minha Cidade é Verde apoia projetos ambientais desenvolvidos em Marília com objetivo de melhorar a arborização e proteger as nascentes identificadas no perímetro urbano.
Criado em setembro deste ano, em comemoração ao dia da Árvore, o programa apoia projetos ambientais e realiza plantios na área urbana de Marília.
Segundo o Gestor Ambiental e Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, o programa implanta um novo método para melhorar a arborização urbana e ocupar áreas ociosas no município, elevando consideravelmente a qualidade ambiental na cidade.
“Vários projetos foram desenvolvidos em Marília neste ano de 2021. Destacamos, por exemplo, o Projeto Nascentes, onde identificamos 1.448 olhos d’água e estamos visitando, recuperando e preservando cada um deles. O Projeto Plantas e Peixes, no Jardim Montana 2, cuida de 14 nascentes, além de estar construindo um grande parque sustentável na região. Os Projetos AgroFloresta e Doce Futuro, desenvolvidos no Jardim Maracá, cuidam de quatro nascentes e estão recuperando uma imensa área degradada pelas queimadas e descartes de lixo, produzindo alimentos e criando abelhas sem ferrão. Bosques temáticos como o Bosque dos Ipês Amarelos, Bosque das Flores e Bosque dos Pássaros foram desenvolvidos com grande participação popular, ocupando áreas públicas que serviam como pontos de descartes de lixo. Canteiros centrais de avenidas, como Pastor Darci da Silva Lima, no Jardim Maracá e Edgard Santa Fé Cruz, no Santa Antonieta, receberam plantios de ipês amarelos, assim como a avenida Sampaio Vidal, ao lado do Espaço Cultural. Um grande corredor verde foi iniciado entre Marília e Vera Cruz, que permitirá, ao longo dos anos, o desenvolvimento do ecociclismo naquela região. Enfim, diversos projetos foram iniciados neste ano e, juntos, receberam o plantio de 8.735 árvores, demonstrando a importância do Programa Minha Cidade é Verde, que apoia cada um destes projetos e busca novas parcerias para o ano vindouro. Acreditamos que neste ritmo, em uma década, Marília será referência regional sobre arborização urbana através da gestão participativa. A atual administração pública abraçou o Programa Município Verde Azul e tem nos permitido criar ações que tragam impactos positivos ao meio ambiente. Sabemos que estas mudanças não ocorrem do dia para a noite, mas já observamos grandes mudanças ambientais na cidade, o que nos motiva a seguir neste caminho. Visualizamos uma cidade mais agradável, com um meio ambiente sadio e em equilíbrio”, afirmou o Gestor Ambiental.
Participam do Programa Minha Cidade é Verde, além do Chefe do Meio Ambiente, os interlocutores do Programa Município Verde Azul, Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham.

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
Há 5 dias
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros