Clique aqui e consulte nossas políticas.
01 SET 2023
SAÚDE
Secretaria Municipal da Saúde de Marília intensifica ações preventivas e de acolhimento durante Setembro Amarelo
Programação educativa nas unidades de saúde vão ensinar a identificar pessoas sob risco e indicar onde procurar ajuda
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, realiza ao longo de todo esse mês a campanha Setembro Amarelo 2023, em que no dia 10 é promovido o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Com a mensagem ‘Você Não Está Sozinho – O Suicídio Pode Ser Prevenido: procure ou incentive a ajuda de um profissional ou serviço de saúde’, ações educativas querem “popularizar” os locais de ajuda entre a comunidade, como uma das medidas de intensificação do acolhimento na rede pública municipal.

“Ações educativas e promoção da prevenção é um ato contínuo de saúde mental no município. Fazemos isso o ano inteiro. Com o Setembro Amarelo, chamamos mais a atenção da mídia para o tema, que é um desafio permanente. Para a campanha desse ano, aproveitamos para lançar novidades, para iniciar novos protocolos de promoção do acolhimento, do recebimento e detecção desses pacientes, sejam eles infantis, adultos ou idosos”, explicou a enfermeira Camila de Andrade Alcalde, técnica responsável pela equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Marília.

Os psicólogos das unidades estão elaborando programações e abordagens sobre o tema em todas as 52 unidades de saúde. Informativos impressos e ilustrados sobre o tema serão distribuídos para a população, para sensibilizar a sociedade de que ela não está sozinha, que existe onde procurar ajuda, orientando ainda sobre sinais de fala, de idéias e de comportamentos de pessoas sob risco de suicídio, dando ainda dicas de como ajudar, como se comunicar com elas e, principalmente, onde procurar ajuda.

Todas as unidades de saúde são “portas abertas” para o acolhimento de quem está sofrendo de problemas psicológicos. Após agendamento da consulta, dependendo do quadro clínico, o tratamento é feito na própria ou encaminhado para os centros de especialidades, CAPs Com Viver, CAPS Infantil Catavento e CAPS AD. Existe ainda um serviço telefônico de ajuda, o CVV 188, para emergências.

Maior acolhimento

O acolhimento em saúde mental pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília, como já descrito acima, atende desde atenção básica como especializada, e agora, a partir desse mês, também inicia uma ampliação do atendimento, em uma grande parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ainda em fase final de planejamento e implementação, as ações intersetoriais já ocorrem em conjunto para a promoção dsa ações educativas, mas um projeto inovador deve capacitar os CRAS (Centros de Referências em Assistência Social) a se tornarem também locais de ajuda onde a comunidade pode aprender a prevenir o suicídio.

Comunidade

Para o secretário municipal da Saúde e médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, a prevenção ao suicídio, o atendimento em saúde mental, as ações, as intervenções médicas, como um todo, nunca serão suficientes, no enfrentamento desse “mal do Século”, que é o suicídio, se todos não se envolverem no tema. “Se a saúde pública, com suas muitas limitações, e a população, com sua força de mobilização, não se empenharem em unidas combaterem juntas essa chaga, procurando ajuda ou incentivando quem precisa a procurar ajuda de um profissional ou serviço de saúde, não conseguiremos reduzir essa doença, que é a depressão, e que tem cura”, declarou.

Um exemplo de união entre a comunidade e a saúde pública em prol da saúde mental foi celebrado em 31 de agosto, para dar início a campanha do Setembro Amarelo. O secretário da Saúde, Dr. Osvaldo e a enfermeira responsável pela Saúde Mental, Camila de Andrade, foram até o CAPS Infantil “Catavento”, conhecer o mural e o artista plástico mariliense M.H. Guijo, responsável por doar sua arte para a unidade de Saúde. Uma ação, que aliás, envolveu ainda diversas pessoas e empresas voluntárias, que ajudaram na produção ou aquisição das tintas para a obra de arte.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-de-marilia-e-secretaria-de-assistencia-social-avancam-na-desocupacao-dos
Há 11 horas
Prefeitura de Marília e Secretaria de Assistência Social avançam na desocupação dos predinhos da CDHU e cronograma será concluído com 30 dias de antecedência