Além da realização de milhares de consultas, exames e internações, o programa do Governo Federal também promove campanhas de vacinação e várias ações de prevenção
“O SUS é de todos e uma grande conquista da nossa população”. É assim que a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, define e valoriza os 35 anos de criação do Sistema Único de Saúde no país.
Criado em 19 de setembro de 1990, o SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, que beneficia mais de 180 milhões de brasileiros e realiza por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a prestação de serviços de alta complexidade, como transplantes de órgãos.
Além da realização de consultas, exames e internações, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.
“Em Marília, nós temos diversas políticas públicas de saúde em andamento e muitas ações de vigilância sanitária, epidemiológica, em saúde do trabalhador, vigilância ambiental e controle social. Todas, direcionadas para o bem-estar do nosso usuário e na equidade do atendimento, buscando o que há de melhor em promoção da saúde. Por isso, temos orgulho de fazer parte do SUS”, ressalta a médica Paloma Libanio.
Parceria – Durante o primeiro semestre deste ano, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a cidade e conheceu algumas das ações que o SUS promove em Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
“Marília é um grande polo regional na área da saúde, de excelência na formação profissional e que possui uma gestão municipal muito competente.. O nosso Ministério da Saúde está de portas abertas e à disposição do prefeito Vinicius e da secretária Paloma. Queremos cada vez mais aumentar esta parceria com o município”, destacou o ministro, durante visita em abril deste ano.
Entre algumas importantes ações da parceria da Prefeitura de Marília com o Governo Federal estão a habilitação do Pronto Atendimento da zona Sul numa UPA 24 Horas; a liberação de recursos para a construção do CAPS III 24 horas – que também será instalado na região Sul da cidade; e a autorização para a obra da UBS Porte III, na zona Norte do município.
“Como bem diz o nosso prefeito Vinicius, que além de recuperar a credibilidade e o protagonismo do município no cenário nacional, o importante é que estamos oferecendo um serviço mais digno, acolhedor e humanizado para a nossa população. E tudo isto, graças a uma boa gestão do SUS”, finaliza Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação