A Prefeitura de Marília tem atuado de forma efetiva para dar resposta às demandas da população após o temporal que a cidade sofreu nesta segunda-feira (22), que contou com nuvem de areia, rajadas de vento e chuva.
A Defesa Civil de Marília continua acompanhando de perto os estragos provocados pelo temporal que atingiu Marília nesta segunda-feira (22). Está sendo feito o levantamento das situações mais graves e prioritárias, a fim de solicitar o suporte necessário. Há informações de árvores que caíram em diversos pontos da cidade, queda de galhos, toldos e totens.
Os atendimentos continuam sendo feitos nesta terça-feira (23). Foram dezenas de chamados acerca de queda de árvores, sendo 2 deles de queda sobre residências, sem perdas humanas, além de 3 chamados de destelhamento.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Marília, Luiz Antônio Bissoli, as principais áreas afetadas são a zona Sul e região central, mas houve ocorrências por toda a cidade.
A Defesa Civil de Marília é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Para acionar a Defesa Civil de Marília, utilize o WhatsApp (14) 98194-1828 para atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e atendimento virtual fora deste horário e nos fins de semana. Em caso de emergência, a orientação é que o contato seja feito primeiro para o número 193 (Corpo de Bombeiros), pois a Defesa Civil atua em conjunto com os Bombeiros em sinistros.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha, a Prefeitura e a Defesa Civil estão fazendo uma força-tarefa para minimizar os transtornos causados pelo temporal desta segunda-feira. “Estamos recolhendo destroços do vendaval, muitas árvores, fios. Estamos recebendo apoio do Governo do Estado, que está enviando equipe para nos auxiliar”.
CPFL
Ainda de acordo com o chefe do Executivo mariliense, o Município está acionando a CPFL para que agilizem o retorno da energia. “Estamos com várias escolas sem energia, já tivemos problemas com alimentação, porque durante toda a madrugada freezers ficaram desligados e teremos que descartar e substituir os alimentos. Uma parte dos bairros sem energia, e para resolver esse transtorno precisamos contar com o bom senso da CPFL. Já determinei ao setor Jurídico que, se for o caso, para buscarmos uma ação judicial rapidamente para que a CPFL se mobilize. Ainda bem que não tivemos nenhuma vítima ou dano humano em relação a esse vendaval”, finaliza o prefeito Vinicius Camarinha.
Trânsito
A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), mobilizou equipes nesta segunda-feira (22) para atuar em diversos pontos da cidade que foram afetados pelo temporal. As ações tiveram como objetivo garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade do trânsito.
De acordo com a Emdurb, os agentes do Departamento de Trânsito (Detap) se posicionaram nos principais cruzamentos onde os semáforos foram desligados em razão da queda de energia ou queima de equipamentos provocada por curtos. Além disso, equipes de gerência de sinalização realizaram o fechamento de vias e a interrupção temporária do tráfego em locais com queda de galhos, árvores ou estruturas de fachada.
A autarquia também atua na recolocação de placas de sinalização que foram derrubadas pelo vento forte. “Nosso trabalho é dar condições de segurança viária à população, sinalizando adequadamente os trechos afetados e orientando motoristas e pedestres”, destacou o presidente da Emdurb, Paulo Alves.
A Emdurb continua em alerta por conta da oscilação de energia nos semáforos, além de pontos de obstrução do trânsito pela queda de árvores e galhos. A Emdurb está com a equipe de manutenção e de agentes de trânsito nas ruas.
De acordo com o presidente Paulo Alves, ainda há semáforos que estão sem energia elétrica em diversos cruzamentos, além de haver muitos galhos pendurados nos fios da rede elétrica, com risco de queda, o que faz com que algumas vias estejam com trânsito impedido.
Como exemplo, na avenida das Esmeraldas, na esquina da rua Antonio Barbosa Junior, há uma árvore sobre a rede elétrica. Para efetivar a manutenção ou liberação da vida, a Emdurb depende de ação da CPFL. A Emdub estuda a interdição da área.
A população pode acionar os serviços da Emdurb pelo telefone 156 ou pelo número (14) 3402-1000.
Meio Ambiente e Serviços Públicos
Desde a tarde desta segunda-feira (22), durante o temporal, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos tem prestado serviços de poda/corte de árvores atingidas que coloquem a segurança da população em risco. Na sequência, é feito o recolhimento do material. Os servidores têm trabalho intensamente para resolver as demandas.
A Secretaria também tem feito a limpeza da cidade em geral, especialmente na região central, pois há muitas folhas de árvores pelas ruas e calçadas.
Infraestrutura
A Secretaria Municipal de Infraestrutura está dando o suporte necessário. Auxiliou no transporte das telhas do prédio da Secretaria de Assistência Social, bem como realizou a remoção de um bambuzal que caiu sobra a passagem na antiga ponte da laranja no distrito de Dirceu, na zona Leste.
Além disso, a Infraestrutura presta auxílio às instalações elétricas próximas à sede da Secretaria.
Assistência Social
Entre os estragos registrados, a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, localizada na avenida Santo Antônio, teve sua fachada prejudicada com queda de placa de identificação, bem como sofreu o rompimento de uma caixa d’água e teve uma sala alagada, tendo o atendimento suspenso durante a tarde de segunda-feira. O atendimento já está sendo realizado nesta terça-feira.
Já os serviços oferecidos no Centro Pop e no Centro Dia do Idoso “Anos Dourados” tiveram o atendimento suspenso nesta terça-feira, uma vez que os prédios estão sem água e sem energia elétrica.
Bosque Municipal
Houve queda de muitas árvores e galhos dentro do Bosque e também na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos solicita à população que evite visitas e passeios no Bosque Municipal, tendo em vista que os serviços de manutenção continuam ainda nesta terça-feira (23), de forma a garantir a limpeza e segurança do local.
Unidades de Saúde e escolas municipais
Algumas Unidades de Saúde e Escolas Municipais tiveram o atendimento prejudicado nesta terça-feira.
Nas Unidades de Saúde com problemas no fornecimento de energia elétrica e água, os atendimentos estão sendo remarcados.
A Secretaria Municipal da Saúde comunica que essa decisão foi tomada para garantir o bem-estar dos usuários e funcionários e também para possibilitar a avaliação das condições necessárias para a retomada das atividades.
No caso de escolas municipais (EMEIs e EMEFs), no início da manhã desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal da Educação relatou que, devido à persistente queda de energia elétrica, as aulas estavam suspensas nas escolas municipais que ainda não haviam tido o fornecimento do serviço restabelecido.
A Secretaria Municipal da Educação ressalta que essa decisão foi tomada para garantir a segurança de todos e para possibilitar a avaliação das condições necessárias para a retomada das atividades. E assim que a situação for normalizada, será comunicada a nova data de retorno às aulas.
Fotos: Divulgação