Iniciativa reconhece boas práticas locais que fortalecem a gestão e o planejamento do SUAS em todo o Estado de São Paulo
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, o Seminário Estadual de Apresentação das Experiências Municipais em Vigilância Socioassistencial, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco. O evento reuniu representantes de diversos municípios paulistas, com o objetivo de promover o compartilhamento de práticas e aprendizados que fortalecem a atuação da Vigilância Socioassistencial nas políticas de assistência social.
Representando Marília, participaram as servidoras Marcelli Kulike e Veridiana Aparecida da Silva, ambas do setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
A abertura do seminário foi conduzida pela secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, ao lado do coordenador de Gestão do SUAS, Rodrigo Lachi; da diretora de Assistência Social, Tatiane Magalhães; da presidente do Coegemas/SP, Rita de Cássia de Freitas; do presidente do Conseas/SP, Marcio Masella; e da chefe de Divisão da Drads Bauru, Angelita Maria da Costa.
A mostra das experiências municipais em Vigilância Socioassistencial integrou o Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, iniciativa que busca fortalecer a produção, análise e uso de informações territoriais, contribuindo para o aprimoramento da gestão e do planejamento das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Entre as práticas apresentadas estiveram:
“Movimenta SUAS: (Re)Conhecendo os sujeitos e seus territórios”, de Araçatuba;
“Conhecendo territórios através dos atores sociais”, de Catanduva;
“Estratégias de mapeamento de vazios socioassistenciais para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, de Bauru;
“Da informação à ação: relatórios para o monitoramento da rede socioassistencial”, de Leme;
“O encontro como método: reuniões técnicas mensais como estratégia no fortalecimento da Vigilância Socioassistencial”, de Igarapava;
“Pensar no futuro implica considerar o presente – ações que transformam”, de Tupã;
“Implantação de sistema informatizado no SUAS indaiatubano: passos para o aprimoramento da gestão”, de Indaiatuba;
“Censo da população em situação de rua do município de São José do Rio Preto”;
“Vigilância Socioassistencial como ferramenta de gestão: diagnóstico territorial e indicadores de Franca/SP”;
e “Painel VSA: gestão de dados que transformam a realidade socioassistencial”, de Caçapava.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, destacou a importância da participação de Marília em espaços de troca e aprendizado.
“A realização de mostra de experiências de ações bem-sucedidas no Estado contribui para a qualificação dos profissionais e para a melhoria do trabalho executado na secretaria. Por meio de atividades realizadas e atestadas, aprendemos e podemos adequar e trazer para a nossa realidade”, afirmou.
Ela também ressaltou que “a presença da equipe técnica da secretaria em espaços de compartilhamento de conhecimentos, habilidades e saberes propicia oportunidades únicas para ampliar o olhar, fortalecer valores e melhorar a qualidade das ações desenvolvidas, além de promover aprendizado mútuo e desenvolvimento. Entendemos que a troca de experiências é essencial para garantir políticas sociais cada vez mais eficazes e humanizadas no município”, concluiu.
O prefeito Vinicius Camarinha parabenizou a equipe e reforçou o compromisso da administração municipal com a qualificação contínua dos servidores.
“Continuamos com nosso plano de capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais, de forma a ampliar as políticas públicas de proteção e garantia de direitos dos munícipes”, finalizou.
Fotos: Divulgação