A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugurou oficialmente na manhã desta terça-feira (18) a nova sede do Programa Melhor em Casa, que está localizada na avenida Archimedes Manhães, 23, ao lado da base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no bairro Parque das Indústrias, zona Sul da cidade.
E simultaneamente aconteceu também a cerimônia da implementação do ultrassom portátil no Samu, que tem como objetivo principal qualificar e acelerar o diagnóstico antes da chegada ao hospital, permitindo que a equipe hospitalar receba o paciente com informações precisas sobre a gravidade do quadro.
As solenidades contaram com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Vinicius Camarinha; a secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio; o vereador Danilo da Saúde (presidente da Câmara); entre outros secretários municipais.
Estiveram presentes também representantes da Santa Casa de Chavantes, que faz a gestão do Samu e do Programa Melhor em Casa em Marília – Rodolpho Passos (diretor de operações) e Dr. Rone Eder (diretor técnico); o diretor da empresa VB Vital Care, Dr. Vinicius Bahia; o coordenador médico do Samu, Dr. João Paulo Bermudes; e representantes do Corpo de Bombeiros – capitão Roberto de Almeida Lourenço e tenente Dante Dias Vivan.
A reforma da nova sede do Programa Melhor em Casa representou um investimento de R$ 58.686,60, contemplando desde a adequação da estrutura existente até a instalação de sistemas elétricos modernos e seguros, divisórias para organização dos espaços, um novo portão de entrada e uma completa limpeza e organização do local.
O prefeito Vinicius Camarinha destacou mais essas melhorias na área da saúde. “A nova sede do Programa Melhor em Casa trará uma economia de R$ 30 mil anuais e esse recurso será investido para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da nossa população. O Melhor em Casa é um grande programa e que terá toda atenção da nossa gestão. Parabenizo todos os profissionais desse programa e o nosso reconhecimento por esse trabalho de excelência. E Marília será uma das primeiras cidades do país a ter esse ultrassom portátil no Samu, permitindo um diagnóstico rápido ainda no local da ocorrência. Vamos lutar todos os dias para que o cidadão mariliense tenha serviços públicos de qualidade em todas as áreas.”
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, falou sobre a mudança de sede do Melhor em Casa e da entrega do ultrassom portátil ao Samu. “Os profissionais de saúde estavam trabalhando numa casa alugada e que não tinha muito conforto para os pacientes. Essa nova sede tem todo conforto e ao lado do Samu. Estamos unindo as duas equipes que fazem um brilhante trabalho em nossa cidade. E o aparelho de ultrassom trará mais qualidade e tecnologia no atendimento ao paciente em caso de ocorrência, sendo mais um avanço importante na saúde para cuidarmos ainda melhor das pessoas.”
O diretor da empresa VB Vital Care, Dr. Vinicius Bahia, disse que o ultrassom portátil, conhecido como Pocus, dará um salto no atendimento ao paciente. “Quero parabenizar Marília, que está avançando muito na área da saúde, e esse aparelho ultraportátil fará um diagnóstico rápido no paciente, conseguindo definir o risco que esse paciente está correndo. A equipe já passou pela capacitação para usar esse aparelho e a população de Marília será a grande beneficiada.”
Já o diretor técnico da Santa Casa de Chavantes, Dr. Rone Eder, afirmou que Marília passa por um momento importante na área da saúde. “O Samu vem fazendo um grande trabalho em Marília e está buscando sempre o aperfeiçoamento desse serviço, buscando sempre a excelência no cuidado com as pessoas. Parabenizo o prefeito Vinicius e a secretária Dra. Paloma pelo trabalho que vêm fazendo em prol da população.”
Rodolpho Passos, diretor de operações do Grupo Chavantes, falou em nome da presidente Dra. Letícia Bellotto Turim. “Inicialmente parabenizo a cidade de Marília por receber também o Grupo Chavantes, que tem 32 projetos em 20 municípios do país, atuando nos estados de Rondônia, Espírito Santo, Piauí, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Só temos que agradecer Marília por acreditar no nosso trabalho e estamos buscando sempre avançar, garantindo um melhor atendimento às pessoas.”
E o presidente da Câmara, Danilo da Saúde, destacou o avanço de Marília na área da saúde. “O prefeito Vinicius e a secretária Dra. Paloma vêm fazendo um grande trabalhando, recuperando a saúde da nossa cidade, que ficou abandonada por oito anos. Já são 17 obras em andamento, seis delas já entregues, e agora com a nova sede do Melhor em Casa e o ultrassom para o Samu, teremos condições ainda melhores para atendermos os cidadãos que precisam desses serviços. E a Câmara Municipal está presente e dando o respaldo necessário para Marília cuidar da sua população com qualidade e eficiência.”
O PROGRAMA
O Programa Melhor em Casa é indicado para pessoas que precisam de cuidados frequentes, porém que podem ser realizados no conforto de seu lar sem que eles fiquem internados, assim evitando infecções hospitalares e outros riscos que a internação pode causar.
A equipe vai até o domicílio do paciente para realizar avaliações, administração de medicações e capacitar os cuidadores dos pacientes quanto à realização de curativos, cuidados com sonda de alimentação e outros cuidados que o paciente precisar.
Os atendimentos são realizados semanalmente e, assim que a família estiver capacitada, e que o paciente estiver estável, ele é encaminhado para que a equipe da unidade de referência dê continuidade no cuidado.
Atualmente o Programa Melhor em Casa conta com 100 leitos de atendimento domiciliar e cada um dos pacientes recebe ao menos uma visita semanal, conforme preconizado na Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016.
O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Porém a equipe trabalha internamente até as 19h. O programa Melhor em Casa tem capacidade para atender 120 pacientes/mês e no ano de 2025 foram atendidos 1.140 pacientes e 4.541 visitas foram realizadas.
ULTRASSOM NO SAMU
A implementação do ultrassom portátil no SAMU tem como objetivo principal qualificar e acelerar o diagnóstico antes da chegada ao hospital, permitindo que a equipe hospitalar receba o paciente com informações precisas sobre a gravidade do quadro.
Com o equipamento será possível realizar exames à beira-leito durante o atendimento pré-hospitalar; identificar rapidamente hemorragias internas, pneumotórax, derrames e outros quadros críticos; direcionar o paciente de forma mais assertiva ao serviço adequado; reduzir o tempo entre diagnóstico e intervenção; e comunicar ao hospital terciário a suspeita clínica antes da chegada, agilizando protocolos internos.
Fotos: Divulgação