30 JUL 2018
Cultura promove 11ª Janela Literária neste sábado na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza neste sábado (4) a 11ª edição do programa Janela Literária, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, localizada na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos.

A programação é gratuita e contará com série de eventos e atividades nos três pisos da biblioteca. Confira a programação completa da 11ª edição do Janela Literária:

Piso 1 – Das 8h30 às 9h50 acontece o XII Encontro dos Escritores Marilienses; e das 15h às 17h haverá o Clube de Leitura Leia Mulheres – Livro: Hora da estrela de Clarice Lispector. O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Mediação de Ana Xavier e Raisa Oliveira.

Piso 2 – Às 10h será realizada a apresentação de danças Folclóricas Maculelê e Maracatu com o Grupo Brincarte, de Paraguaçu Paulista. O projeto Brincarte é uma parceria do Ponto de Cultura da Associação de Moradores das Vilas Gammon e Francisco Roberto com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, direcionado aos anseios da comunidade, com relação à construção de uma sociedade com direito de acesso à cultura através de atividades de iniciação artística a serem desenvolvidas nos bairros através do Departamento Municipal de Educação, Esporte e Cultura; das 10h30 às 11h20 acontece a Contação de Histórias; às 11h30 haverá o Lançamento do livro: Coisas do dia a dia: de um José ou uma Maria /Autor: José Luis Leite. “Coisas do dia a dia” de José Luis Leite é um livro, leve, divertido, mas também muito profundo onde o leitor se identificará com um dos Josés ou uma das Marias. Nasceu da necessidade do autor em expressar em versos o que lhe chamava a atenção em seu dia a dia e também seus sentimentos; e das 14h às 17h acontecerá o Projeto CriAção (Oficina de RPG e  board games) com  Bruno Fontana. Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

Piso 3 – Das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30 será realizada a Oficina de Xadrez com Felipe Brene, ministrada pelo ex-árbitro auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez. A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM