15 MAR 2018
PARCERIAS
Parceria entre Prefeitura e Unimar vai revitalizar praça do Jardim Araxá

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública; e a Unimar (Universidade de Marília), por meio dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica; vai revitalizar a praça do Jardim Araxá, localizada na avenida José Monteiro Violante e ruas Waldemar Kiret e Gabriel Lopes Palomo.

Na manhã desta quinta-feira (15) cerca de 100 alunos dos cursos de Veterinária e Agronomia da Unimar juntaram-se às equipes de poda, limpeza, capinação e pintura da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública para realizarem uma limpeza geral na praça.

O trabalho foi coordenado pelo professor da Unimar, Carlo Rossi Del Carratore, pelo secretário municipal Vanderlei Dolce e toda sua equipe, sendo que o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, também foi um dos idealizadores dessa parceria.

O projeto faz parte do chamado “Trote Solidário”, como explica o professor Carlo Rossi. “O Trote Solidário envolve alunos do 1º ano dos cursos da Unimar e a intenção foi fazer uma ação social, promovendo uma intervenção junto à comunidade. Aí surgiu a ideia da gente fazer a revitalização de um espaço público e escolhemos esta praça, já que fica próxima à moradia dos próprios universitários. O local estava necessitando desta melhoria e trouxemos os alunos para fazer esta primeira intervenção e, dentro das disciplinas de Ecologia e de Ciências no Ambiente de Sustentabilidade, que fazem parte do 1º Termo destes cursos, os alunos irão apresentar o projeto de revitalização. Então, a sequência disso será a implantação de um projeto de modificar toda a infraestrutura e o aspecto paisagístico desta praça, deixando o local agradável e de passeio para a comunidade aqui do entorno. Hoje foi a primeira intervenção, trazendo os alunos para conhecer o ambiente e já realizar a limpeza do local. As próximas etapas serão o projeto e a consequente implantação dele.”

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destacou a importância da parceria com a Unimar. “Trata-se de uma parceria de extrema importância, cuja iniciativa foi da Unimar, através dos professores Fábio Manhoso e Carlo Rossi. A gente abraçou a ideia junto com a nossa equipe e vamos fazer uma grande reformulação nesta praça. Hoje foi o primeiro passo, com a limpeza, e em breve será desenvolvido pelos alunos um projeto para esta praça, deixando-a completamente revitalizada. Agradeço a todo pessoal da Unimar pela parceria, que será de grande importância para esta região da cidade. Este projeto terá sequência em outros locais e praças, com a própria Unimar e outras empresas que demonstrarem interesse.”

Fotos: Assessoria PMM/Mauro Abreu

15/03/2018
Parceria entre Prefeitura e Unimar vai revitalizar praça do Jardim Araxá
Fotos da Notícia: Parceria entre Prefeitura e Unimar vai revitalizar praça do Jardim Araxá