03 OUT 2017
SAÚDE

Construído em uma área de 2.800 m² no Campus de Marília da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o CER (Centro Especializado em Reabilitação) conta com estrutura física e tecnológica para a integração ensino-serviço em três grandes áreas da reabilitação: fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) já podem usufruir dessa estrutura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Encontro na manhã desta terça-feira (03), com a presença do prefeito Daniel Alonso, da secretária municipal Kátia Ferraz Santana (Saúde), da diretora técnica da DRS-IX (Direção Regional de Saúde), Cristina Togashi, marcou o lançamento da parceria.

Os administradores públicos foram recebidos pelo diretor do Campus da Unesp, Marcelo Tavella Navega, acompanhado da professora Cristiane Rodrigues Pedroni (supervisora do CER), a docente Ana Cláudia Vieira e a equipe do Centro de Reabilitação.

Com recurso de R$ 145.500,00 mensais e produção pactuada, o Centro é habilitado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para atender Marília e região, recebendo pacientes encaminhados pelas unidades de saúde municipais.

QUALIDADE

“É impressionante a estrutura que a Unesp oferece à comunidade, nestas três importantes áreas de conhecimento da saúde. Essa parceria vai gerar muitos frutos para a população, com mais pessoas atendidas, reabilitadas e reinseridas. A instituição está de parabéns pelo esforço, por acreditar que podemos nos unir e dar o atendimento que o cidadão merece”, disse Daniel.

A secretária Kátia acredita que as parcerias entre o Poder Público e os centros de formação de qualidade devem ser fortalecidas. Ela conta que, com o credenciamento, o CER foi integrado à Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e ganhou expressividade como prestador de serviço do município. O credenciamento saiu em dezembro de 2016 e o contrato assinado neste ano.

“O ensino-serviço é muito importante para nós. A parceria contempla tanto a necessidade acadêmica, quanto a dos gestores que têm a responsabilidade de prover os serviços. O município é muito beneficiado porque tem a sua demanda atendida, agregando a proposta de novos conhecimentos, novas tecnologias, com atendimento qualificado”, destacou a secretária.

O diretor da Unesp explica que o atendimento já era realizado antes do convênio, porém a maior parte da demanda era recebida pela própria instituição. Com a ampliação da parceria, o município passa a fazer o referenciamento, ou seja, encaminhar os pacientes com indicação para os tratamentos.

Com uma complicação ortopédica no joelho esquerdo, o comerciante Ricardo Rui, 36 anos, está entre os beneficiados pelo CER. Ele conta que conheceu o serviço há cerca de um mês e elogia o atendimento. “Quando existe força de vontade, as coisas acontecem. Sem pagar nada a mais por isso, além dos nossos impostos, temos um lugar como esse, com essa qualidade. É muito bom”, disse o paciente.

HISTÓRIA

Desde a implantação do curso de fonoaudiologia, o mais antigo da área da saúde na Unesp Marília, a instituição sempre atuou no atendimento à população, favorecendo a formação dos acadêmicos e beneficiando diretamente à comunidade. O trabalho é realizado por meio do CEES (Centro Especializado de Educação e Saúde).

Nos últimos anos, essa contribuição ganhou nova expressão. Entre 2012 e 2015 foi construído o espaço onde passou a funcionar o CER, com dezenas de laboratórios, incluindo os espaços de cinesioterapia para reabilitação física, ambientes específicos para atendimento individual e coletivo, salas de pesquisa, setor de fisioterapia cardiovascular e respiratória, sala de atendimento  neurológico, hidroterapia e a casa modelo AVD (Atividades de Vida Diária).

SERVIÇO

O acesso ao CER acontece pela rede básica de saúde de Marília e dos municípios da região. O serviço funciona na avenida Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3414-9527 e 3414-9528.

Fotos: Mauro Abreu

03/10/2017
Fotos da Notícia: Unesp lança ‘CER’ e amplia parceria com o município para atendimento na área da Saúde