06 JUL 2015
Vacinação alcança 67,7% do público-alvo na cidade

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Vigilância Epidemiológica – divulgou, na sexta-feira (03), um novo balanço da campanha de vacinação contra a gripe. O índice de cobertura vacinal alcançou 67,7%, de um número previsto de pelo menos 80% do público-alvo.

“A nossa preocupação é grande, pois já estamos no inverno – que vem sendo mais rigoroso neste ano – e ainda não atingimos o índice de cobertura estabelecido pelo Ministério da Saúde. Vamos continuar com a vacinação dos grupos prioritários nas unidades de saúde do município até conseguirmos esta meta. As pessoas que ainda não foram imunizadas precisam procurar rapidamente os nossos postos de saúde. A gripe é bem diferente do resfriado. A doença pode avançar para uma pneumonia e causar até a morte”, ressalta Rachel Ramirez, supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Podem ser vacinados contra a gripe: idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias o parto) e trabalhadores de saúde. A vacina também é recomendada para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Neste caso, além do RG e carteirinha de vacinação, é preciso apresentar uma prescrição médica.

A Diretoria Regional da Saúde em Marília também liberou a vacinação para outros grupos, como policiais civis e militares (incluindo bombeiros); funcionários dos Correios; e para professores e funcionários das escolas de ensino fundamental e médio dos setores público e privado. “Estes profissionais deverão procurar as nossas unidades de saúde, das 8h às 17h, munidos de documento de identificação (crachá, carteira funcional, entre outros, com foto)”, afirma Ramirez.

Segundo o balanço da Secretaria Municipal da Saúde, a meta total de cobertura vacinal é que 52.691 pessoas sejam imunizadas contra a doença na cidade. Até o momento, 35.678 moradores já foram vacinados, durante a campanha.

Vacinação por grupo prioritário – doses aplicadas:

– Crianças de seis meses a menores de cinco anos: 6.838;

– Idosos: 22.006;

– Gestantes: 1.206;

– Puérperas: 263;

– Trabalhadores da saúde: 5.365.

Foto: Wilson Ruiz