A Secretaria Municipal da Cultura promove nesta quinta-feira (27), às 19h30, no Hotel Estoril, a abertura da Exposição “Geometria – Portal para o Infinito”, da artista Sonia Bassalobre. A mostra conta com aproximadamente 25 obras.
O trabalho se resume na Geometria Sagrada, com a linguagem das formas cheia de significado, e que encontram pátria na esfera das ideias de Platão, partindo dos 5 corpos geométricos e representam os elementos: fogo, terra, ar, água, que formam o Universo e o quinto elemento ou essência, o éter luminoso ou também conhecido como matéria divina ou celeste.
Através de um processo de lixamento ou cortes nos ângulos e arestas de cada um destes corpos, as forças que os formam diminuem ou aumentam um em relação ao outro. Sobre o caminho destas transformações, como numa expiração (desaparece) e inspiração (aparece), encontramos corpos irregulares, os chamados Corpos de Arquimedes (287-212 a.C.)
A artista Sonia Bassalobre cria formas por meio desta Geometria Sagrada seguindo a lei da divina proporção. O objetivo da artista é que os convidados e interessados apreciem as obras não somente com o intelecto, mas com o coração, pois somente este conseguirá compreender na linguagem silenciosa e sem palavras da Geometria Sagrada. “Que percebam que atrás das formas visíveis do mundo das manifestações existem forças invisíveis atuando no homem e que este não está no mundo como um ser singular, isolado, mas que faz parte de um todo, de uma unidade”, comenta Bassalobre.
A mostra fica aberta até o dia 10 de dezembro, no horário comercial do Hotel Estoril – localizado na Rua São Luiz, 139 (Centro) – com entrada franca.
Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3402-6600.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Wilson Ruiz