10 NOV 2014
INAUGURAÇÕES
Inaugurada nova Unidade de Saúde da Família do bairro Figueirinha

Com a presença de autoridades, o prefeito de Marília, Vinicius Camarinha fez na manhã de sábado (08) a entrega oficial da nova USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Figueirinha, zona Norte. Além da inauguração, a solenidade marcou o início da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil).

Com investimentos de aproximadamente R$ 50 mil, a unidade recebeu amplas melhorias como: impermeabilização, vedação, troca de esquadrias, pintura, limpeza e outros.

“Foram inúmeras melhorias atendendo a população deste bairro. Ao todo, estamos realizando 20 obras, dessas 10 já foram concluídas, como essa da USF do Figueirinha e outras 10 estão em andamento, são ampliações, reformas e novas construções. Entregaremos todas até o primeiro trimestre de 2015. Saúde tem sido uma prioridade nesta administração, mesmo diante das dificuldades, estamos investindo também em mutirões como o da ortopedia, da mamografia, que realizamos em parceria com o governo estadual e o último de catarata. Ações para atender rapidamente a população, colocando fim nas filas por consultas, exames ou cirurgias”, disse o prefeito Vinicius.

O chefe do Executivo destacou ainda a contratação de equipes de saúde para reforçar o atendimento da rede, como: médicos e outros profissionais.

A nova USF Figueirinha conta com atendimento multidisciplinar, com médicos, dentistas, enfermeiros, além dos agentes comunitários de saúde. Após uma triagem, serviços complexos, são encaminhados para os hospitais da cidade.

“Nas gestões passadas eram investidos de 20% a 22% na saúde pública, no nosso governo, esse investimento chega a 26%. Sendo que a lei obriga o município a gastar até 15% com a saúde. Vamos continuar com essa atenção que beneficia a todos, mesmo diante do repasse insuficiente do SUS”, completou o chefe do Executivo.

Na solenidade, houve ainda a apresentação de alunos da Emefei ‘Roberto Caetano Cimino’, escola que fica ao lado da USF.

“A população da zona Norte será bastante beneficiada com alguns investimentos significativos, como a USF Figueirinha e merece essa atenção da Prefeitura. Em breve outro investimento irá melhorar ainda mais a atenção à população: a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo construída na Rua João Caliman, nº 110, bairro Santa Antonieta”, disse o secretário da Saúde, Luiz Takano.

A USF do Jardim Figueirinha fica na avenida José Jorente, 291.

Vacinação – Na campanha de vacinação foram vacinadas crianças menores de cinco anos. A abertura aconteceu ontem e a mobilização vai até o dia 28 de novembro em todos os postos de saúde do município. A expectativa é vacinar aproximadamente 12 mil crianças em Marília.

Melhorias realizadas na USF Figueirinha:

Impermeabilização

Vedação

Cobertura: revisão da cobertura existente com substituição de telhas

Revestimentos: revisão e troca de revestimentos danificados

Esquadrias de madeira: instalação de porta

Esquadrias metálicas: instalação de portão

Pisos: revisão

Pintura: pintura geral

Bancos de concreto: com instalação almofadas para assento e encosto

Instalações elétricas gerais: Deverão ser executados serviços com uso de materiais certificados pelo INMETRO conforme especificado.

Instalações hidráulicas – água fria: Deverão ser executados serviços com uso de materiais certificados pelo INMETRO conforme especificado.

Instalações hidráulicas – esgoto: Deverão ser executados serviços com uso de materiais certificados pelo INMETRO conforme especificado.

Limpeza geral

Fotos: Wilson Ruiz