23 SET 2014
Importância dos novos poços para abastecimento da cidade é destaque

O prefeito Vinicius Camarinha esteve nesta segunda feira  na represa Cascata, que desde sábado está sendo abastecida pelo poço profundo com capacidade de 200 mil litros de água por hora, do Aqüífero Guarani, a1.200 metrosde profundidade.

Ele não escondia sua euforia. “É a prática do nosso planejamento de poços, adutoras e reservatórios para atacar o drama da falta d’água na cidade. Não estamos parados. O investimento total será de R$ 10 milhões. A situação do abastecimento se agravou nos últimos dias com a estiagem, mas agora estamos entrando em outra fase. A água(200 mil litros/hora) está sendo captada para voltar a servir os bairros afetados nos últimos dias com a estiagem como Maria Izabel, Cascata e Aeroporto. Em até 60 dias, essa água vai ser levada até o R-6, próximo a Rodoviária, sendo lançada diretamente na rede”, explicou;

Já o poço Macul vai abastecer toda a parte alta do Santa Antonieta. “Além disso, há a opção de remanejamento de água no sistema de poços e reservatórios de acordo com o consumo em cada região. Semana que vem começa a perfuração do poço profundo do distrito de Padre Nóbrega que vai reforçar o abastecimento de toda a zona norte. Além disso, vamos perfurar outros três poços: Altos do Palmital, Examar e Primavera. O sistema interligado com reservatórios terá uma ação permanente no abastecimento daquela região, duramente castigada com a falta d’água nos últimos anos”, explicou o prefeito.

Vinicius voltou a dizer que até junho de 2014 fará em um ano o que o governo anterior não executou em oito pelo abastecimento. “Recebemos a Prefeitura em grave situação financeira e na área do abastecimento d’água sem investimentos. Primeiro colocamos as finanças em ordem e agora estamos executando na prática o nosso planejamento”, comentou.

Haverá também a perfuração de mais dois poços no Sistema Cavalete (zona Sul) onde a nova adutora está concluída e outro em Lácio,  Também serão construídos reservatórios em Nóbrega (200 mil litros), ETA do Rio do Peixe (1 milhão de litros), próximo à Estação Rodoviária (2 milhões) e outro no bairro Riviera (200 mil litros). Já as adutoras, ligarão o poço profundo do Cascata ao reservatório R6 (zona sul) e o Sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3. “Marília está crescendo de forma dinâmica e o abastecimento d’água precisa acompanhar esse crescimento. Por isso, o investimento também será permanente nessa área”, finalizou Vinicius.

O prefeito Vinicius anunciou para esta terça feira a perfuração dos poços de Padre Nóbrega e próximo ao Tiro de Guerra, para o reforço da zona norte da cidade. Ele confirmou também a troca da bomba do poço profundo da Vila Barros para melhorar o abastecimento de toda aquela região, abastecendo os bairros Fernando Mauro, Lavínia, Jânio Quadros, JK, Castelo Branco, Palmital, Vila Nova e Vila Barros. “O bombeamento vai passar de 250 mil para 330 mil litros por hora. O investimento é constante em poços, adutoras, reservatórios e equipamentos para melhorar o abastecimento d’água em Marília”, finalizou Vinicius.

Fotos: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024