23 SET 2014
PROJETOS
Programa de Desfavelamento: Prefeitura realiza encontro para orientar moradores do Parque das Vivendas

A Prefeitura de Marília – por meio da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano de Marília) e das Secretarias Municipais de Assistência Social; Governo, Trabalho e Inclusão; do Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos – realiza nesta terça-feira (23), às 9 horas, uma ação social com os moradores do Parque das Vivendas – na zona Oeste da cidade.

Na ocasião, será montada uma tenda na Rua Amix Belmonte para que os funcionários da Prefeitura possam esclarecer dúvidas e orientar a população sobre os serviços oferecidos pelos órgãos municipais.  “São famílias que foram transferidas pelo Programa de Desfavelamento da Prefeitura. O objetivo deste encontro é dar um apoio para a sua inclusão social e facilitar a reorganização comunitária”, afirma Cléber Pinha Alonso, presidente da Emdurb.

No total, 56 novas moradias foram construídas no Parque das Vivendas, em parceria com o Governo do Estado – por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), para abrigar a população que vivia na antiga favela do Jardim Universitário.

PROGRAMA INÉDITO

O secretário de Assistência Social, Hélio Benetti, lembra que Marília tinha 23 favelas no início da gestão do prefeito Vinicius Camarinha. “Um amplo levantamento foi efetuado e a partir daí, iniciou-se o planejamento para se implementar o programa de desfavelamento, cumprindo-se gradativamente”, comenta Benetti.

“Hoje estas famílias já vivem com dignidade, em casas que possuem dois ou três quartos, aquecedor solar e muro de arrimo de um metro. Esta é a quarta favela eliminada pela Prefeitura somente neste ano de 2014. As outras foram: favela do Linhão (bairro Santa Antonieta), beneficiando 33 famílias; do Jânio Quadros (mais 58 famílias), e também a da vila Altaneira (48 famílias). Todas passaram a morar no núcleo habitacional Marina Moretti. Com o fim da favela do Universitário, o projeto já beneficiou cerca de 1.000 pessoas”, ressalta o prefeito Vinicius Camarinha.

Mais Casas – No início deste mês, a Prefeitura fez o lançamento do Programa Mais Casas e anunciou a construção do Condomínio Residencial São Bento – com mais 816 apartamentos na zona Sul da cidade, e que vão atender famílias que ganham até R$ 1.600,00 (renda bruta). As inscrições para esse programa estão sendo realizadas desde esta segunda-feira e prosseguem até o dia 24 de outubro, no Espaço Cultural (av. Sampaio Vidal), das 9h às 17h.

As prestações vão variar de R$25 a R$ 80, correspondendo a 5% da renda. O pagamento será feito em até 120 meses. No momento, a Construtora Menin – responsável pela execução da obra – já cuida da terraplanagem do terreno.

“Este é o maior programa habitacional da história de Marília. Em parceria com os Governos Estadual e Federal, o nosso principal objetivo é oferecer um atendimento social e digno para milhares de famílias. E são investimentos permanentes da nossa gestão”, finaliza o prefeito Vinicius.