20 MAI 2014
Dengue aumenta para 374 casos em Marília

A nova estatística de dengue em Marília aponta o crescimento de 71,5% no número de casos em 10 dias. A incidência da doença passou de 218 para 374 casos. Em todo o Estado de São Paulo, o número aumentou de 33.609 para 54.423 no período de 20 dias, elevação de 62%.

Segundo Lupércio Garrido, do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, os feriadões da Semana Santa e 1º de Maio, com grande número de viajantes, colaboraram para o aumento do número de caso. “São Paulo, Americana. Campinas, Jaú, Taubaté, Votuporanga, Santa Bárbara do Oeste e Osasco são as cidades que registram 70% dos casos no Estado. O maior trânsito de pessoas, aumenta a incidência em todo o território paulista. Foi o que aconteceu também com Marília”, explicou.

Lupércio alertou que a população deve continuar fazendo o seu trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito Aeds aegypti, o transmissor da doença.

Dos 374 casos na cidade, 131 foram confirmados no bairro Alto Cafezal. Depois aparecem Vila Barros(35), São Miguel(26), Chico Mendes(14) e cascata(13). O Distrito com maior incidência de dengue é Lácio, com cinco casos.

Lupércio Garrido alerta que ao perceber os sintomas de dengue a população deve procurar o médico, evitando a automedicação. Normalmente, a primeira manifestação é febre alta de início abrupto, com duração de dois a sete dias. A temperatura alta é também acompanhada por dor de cabeça, dor no corpo e articulações, prostração, fraqueza,dor atrás dos olhos e prurido cutâneo.

Foto Wilson Ruiz