09 MAI 2014
Prefeitura dá apoio ao Banco de Alimentos e Cooperativa de Agricultores Familiares

O prefeito Vinicius Camarinha garantiu que dará total apoio às duas propostas apresentadas pela Associação dos Agricultores Familiares de Marília: transformação em cooperativa e a criação do Banco de Alimentos.

Segundo o presidente da Associação, Odirlei Pereira, a Associação está crescendo cada vez mais. “Hoje estamos com mais de 50 associados e a transformação em cooperativa será fundamental para agregar outras associações, inclusive da micro região de Marília, dentro da cooperativa. Isso possibilitará  juridicamente  maior espaço para a participação de programas de políticas públicas, visando a comercialização da produção. Estamos fornecendo atualmente uma série de hortifrutis para a merenda do município. O prefeito Vinicius tem dado todo o apoio. É o estímulo à produção local, eliminando-se o intermediário e com isso garantindo-se melhores preços para o município”, afirmou.

Quanto ao Banco de Alimentos, o gerente regional do Ceasa de Marília, Odracyr Capponi, informou que é um combate ao desperdício, garantindo a comercialização de alimentos em condições de consumo, com melhores preços para a Prefeitura. “Os hortifrutis que não estão em condições ideais para comercialização por questões técnicas, mas em perfeita situação para consumo, poderão ser comprados pelo município para utilização na alimentação das pessoas atendidas pelas entidades sociais. A Prefeitura, com isso, irá economizar na compra de hortifrutis de ótima qualidade para o consumo. Nossa meta, é iniciar as atividades do Banco de Alimentos no segundo semestre”, explicou Odracyr.

O prefeito Vinicius Camarinha anunciou total apoio à proposta. “O Banco de Alimentos irá proporcionar a comercialização de hortifrutis em perfeita situação para consumo, mas inviabilizados técnicamente para a venda em supermercados por questão de peso ou tamanho. Isso vai garantir economia para a Prefeitura e também combate ao desperdício. Já organizamos a Associação dos Agricultores Familiares e a proposta de transformação em cooperativa vai garantir ao município produtos de qualidade, sem o intermediário, fortalecendo-se os produtores de Marília e Região e consequentemente a economia para os cofres municipais”, destacou Vinicius.

Ele lembrou o investimento na recuperação de estradas e pontes rurais para o escoamento da produção agrícola. “Essa infraestrutura vai facilitar o transporte da produção, barateando o custo final para a Prefeitura”, finalizou Vinicius.

Acompanharam os líderes dos produtores rurais na audiência com o prefeito, os vereadores Herval Rosa Seabra, José Expedito Capacete  e Silvio Harada.

Fotos Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024