18 FEV 2014
Após ordem de serviço, começam obras da nova adutora na zona sul

“Agora eu estou acreditando que finalmente vamos ter a solução do problema de falta d’água na zona sul. O prefeito Vinicius determinou o início das obras. Meu sonho é ter água na torneira o tempo todo e até para tomar banho. Isso à tarde e à noite tem sido impossível”. Assim a dona de casa Maria Selma de Andrade, moradora no Nova Marília III, comentou a ordem de serviço assinada pelo prefeito para a construção de uma adutora de 700 metros de comprimento, com tubulação de 14 polegadas de diâmetro interligada ao sistema Cavalete. Ele é responsável pelo abastecimento de mais 30 mil moradores da zona sul de Marília.

Enquanto a solenidade acontecia, defronte à fonte do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), no Nova Marília II,  homens da Replan, vencedora da licitação, já realizavam a abertura do solo para a implantação dos tubos.

Falando à população, Vinícius destacou que 2014 será um ano fundamental para a infra estrutura do abastecimento d’água de Marília. “No ano passado, trabalhamos para limpar o nome de Marília visando o município receber recursos dos governos Federal e Estadual. Agora, vamos investir mais de R$ 8 milhões no sistema de abastecimento conjuntamente por toda a cidade, sendo R$ 5 milhões através de emendas do Deputado Federal Abelardo Camarinha. É inaceitável que falte água em casa. Por isso, volto a dizer que farei em um ano o que a gestão anterior não fez em oito.

Serão obras que vão equilibrar a captação e distribuição de água para acompanhar o crescimento imobiliário, empresarial e populacional de Marília”, disse o prefeito. Ele voltou a citar os quatro poços da zona norte, Lácio e Padre Nóbrega, bem como reservatórios e equipamento de bombeamento para colocar em atividade o poço profundo Cascata.

O Sistema Cavalete abrange hoje seis poços atendendo os bairros Nova Marília(I,II,III e IV), Parque dos Ipês, Santa Clara e Conjunto Paulo Lúcio Nogueira. Além da nova adutora, orçada em pouco mais de R$ 300 mil, Vinicius anunciou a perfuração de mais dois poços. “A adutora estará pronta em 15 dias, enquanto os poços em 6 meses. Anualmente, vamos investir parte do orçamento no abastecimento d’água por toda a área urbana e distritos.  Se isso tivesse sido feito nos últimos oito anos, haveria hoje um equilibro entre oferta e consumo de água, sem sacrificar tanto a população”, completou.

O diretor do Daem, João Carlos Polegato, diz que a adutora do Cavalete é essencial para o abastecimento d’água da zona sul.” Será fundamental para ampliar o abastecimento da região. Hoje, a captação torna isso possível, no entanto, precisamos de uma adutora com uma tubulação mais larga, passando de 6 para 14 polegadas, visando garantir a distribuição à população”, explicou.

Para o presidente do Consul (Conselho das Associações de Moradores da Zona sul) e da Associação de Moradores do Nova Marília I,  II, III e IV, Amauri Gonzaga, o investimento anunciado pelo prefeito Vinicius  agradou muito aos moradores. “A adutora é uma obra a ser concluída rapidamente, ou seja,  com retorno imediato à população que é a melhoria do abastecimento d’água”, destacou Amauri.  Também falando à imprensa, a dona de casa Terezinha Madalena dos Santos Martins, elogiou o fato do prefeito ter saído do gabinete para acompanhar o início da obra. “Agora estou acreditando”, resumiu.

O vereador José Bassiga  destacou que o prefeito Vinicius ao dar a ordem de serviço para a obra do Cavalete começa a quebrar o tabu de investimento no sistema de abastecimento da região que ele representa na Câmara Municipal, a zona sul. “A população vem sofrendo há muito tempo. Podem ter certeza. Agora é pra valer a solução” afirmou.

Além de Bassiga, representaram a Câmara Municipal no evento os vereadores Samuel da Farmácia, Marcos Rezende e Sônia Tonin. Também marcaram presença os presidentes das Associações de Moradores do Conjunto Paulo Lúcio Nogueira (apartamentos da CDHU) Gilberto Silva Souza;  Jardim Cavalari, Ricardo Batista Rodrigues;   Jardim Três Lagos, Florisvaldo Alexandre de Jesus; Santa Paula e Nacional, Luciano Justino; Guarujá e Continental, Matheus Junqueira e Jardim Marajó, Doraci de Oliveira Benega.

O vice prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, e todo o secretariado também acompanharam o prefeito Vinicius no evento.

Fotos Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024