17 JAN 2014
Famílias vivem expectativa de deixar a favela para ganhar a casa própria

Grupo de 33 famílias que reside de forma precária na área ocupada irregularmente sob o “linhão”  do Santa Antonieta está em contagem regressiva para realizar o sonho da casa própria. As famílias foram contempladas pelo programa de desfavelamento e hoje, sexta-feira, recebem as chaves das casas no conjunto habitacional Professora Marina Moretti.

“É uma nova vida; há 24 anos eu sonhava com esse dia”, comemora a dona-de-casa Paulina dos Santos da Rocha, 40 anos. Para ela e o marido, Paulo Xavier, ter a casa própria não significa apenas segurança e melhores condições de vida, mas sim escapar da discriminação. “O que mais dói é isso, mas agora vamos deixar pra trás.”

Para Fernanda Cristina Santos de Oliveira, a maior alegria é dar uma qualidade de vida melhor para os quatro filhos. “Não tenho nem palavras, sair daqui de baixo, dessa bagunça, correndo risco de ser machucada por algum bicho, isso sem falar na época de chuva que a gente acabava perdendo o pouco que tinha.”

O prefeito Vinícius Camarinha esteve ontem à tarde conhecendo um pouco da história de várias dessas famílias que deixarão a favela para serem atendidas pelo programa de desfavelamento.

“Pude observar, em cada conversa, a alegria, a satisfação dessas famílias em mudar para uma casa nova, com toda estrutura, água encanada, banheiro, estrutura básica pra viver com toda dignidade que o ser humano merece. Pra mim como prefeito é um prazer ver nossa população mudar de vida”, falou. Ele lembrou que as famílias puderam comprar os móveis com o cartão do minha casa, minha vida. O prefeito lembrou que administração prepara mais de 1000 casas para atender as famílias que não foram contempladas neste programa.

A partir de hoje as pessoas contempladas já podem fazer a mudança, por conta própria. Mas a partir da semana que vem, a Emdurb vai disponibilizar estrutura de apoio para ajudar na mudança das famílias.

Fotos: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024