03 DEZ 2013
Prefeitura promove “mutirão de limpeza” na próxima semana

A Prefeitura Municipal realiza de 9 a 12 deste mês, a semana de limpeza, que visa promover uma melhor qualidade de vida à população em um ambiente mais seguro, do ponto de vista epidemiológico  e de qualidade ambiental para evitar a proliferação de doenças .

Segundo explicou o responsável pelo departamento de zoonose, Lupércio Garrido, a proximidade do verão e as altas temperaturas favorecem a proliferação de vetores e doenças, daí a iniciativa da administração de envolver todas as secretarias num mutirão de limpeza em toda a cidade. “O material acumulado em fundo de quintal não é positivo e acaba trazendo uma série de inconvenientes, entre eles a proliferação de vetores, inclusive o mosquito transmissor da dengue. Uma epidemia de dengue desestabiliza toda a rede de atenção primária. Além disso, o acúmulo de lixo propicia também a proliferação de ratos e escorpião. A cidade precisa dessa limpeza e pede isso”, disse.

De acordo com ele, essa é uma oportunidade da comunidade descartar materiais que a coleta regular de lixo domiciliar não leva. O mutirão será realizado por regiões, a começar pela zona norte, seguindo para a zona leste, oeste e sul da cidade. “O trabalho visa remover todo recipiente que possa acumular água e todo material inservível que não seja passível de remoção pelo serviço de coleta, com exceção de galhos e restos de construção. É uma oportunidade que a cidade tem de promover uma limpeza geral, descartando o material que fica acumulado nos quintais, se tornado criadores de vetores e abrigos de animais peçonhentos. É um trabalho que depende da participação de todos”, afirmou.

A recomendação é para que os moradores participem do mutirão colocando nas calçadas o lixo a ser recolhido, sempre nas primeiras horas do dia da coleta, para facilitar o trabalho dos caminhões. “É importante que as pessoas prestem muita atenção nos dias em que a coleta será realizada”, frisou.

O mutirão de limpeza irá contar com a participação do setor de Zoonozes da secretaria da Saúde, secretaria de Serviços Urbanos, Obras Públicas, Verde e Meio Ambiente e demais pastas.

Programação de coleta por região

09/13 – zona norte

10/13 – zona leste