03 DEZ 2013
Secretaria da Saúde promove Oficina de Vigilância em Saúde

A secretaria Municipal da Saúde promove a Oficina de Vigilância em Saúde. O evento começou ontem e termina nesta quarta-feira, na sala 225, do Bloco de Direito da Unimar. A capacitação conta com a participação da professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Maria Cristina da Costa Marques.

O objetivo da capacitação é discutir os desafios da vigilância, repensar os processo de trabalho e discutir a integração dos setores ligados à saúde, com o intuito de dinamizar as ações e melhorar a qualidade do serviço prestado junto à comunidade.

Segundo explicou a diretora do departamento de Vigilância, Carina Biffe, a partir da oficina será possível identificar as prioridades dentre as ações de vigilância em saúde para o município de Marília e a partir daí traçar estratégias promovendo a articulação e integração entre as diferentes áreas de vigilâncias e das demais áreas da secretaria da Saúde.

Participam da oficina representação de todas as áreas de vigilância em Saúde, vigilância epidemiológica, sanitária, divisão de zoonoses e Saúde do Trabalhador, além de representantes dos outros setores da secretaria, como Atenção Básica, apoio administrativo, gestão e planejamento.

Convidada a conduzir as oficinas, a docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, Maria Cristina da Costa Marques, parabenizou a administração municipal, a través da secretaria da Saúde, pela iniciativa de promover uma oficina de Vigilância em Saúde.  “A expectativa é de que nesses dois dias de trabalho haja um compartilhamento de informações, conceitos, desafios e dificuldades e que se construa coletivamente a ideia da vigilância em Saúde, que preconiza a integração entre as áreas para que possa enfrentar os riscos relacionados à saúde do município”, afirmou.

Para a professora o maior desafio é o trabalho em rede. Segundo ela, historicamente, na área da saúde, os profissionais foram formados para atuar e trabalhar nos seus “quadrados’, e isso que, em algum momento significou um avanço, hoje significa um retrocesso. “O grande desafio é a integração da prática e do conhecimento para fortalecer a rede de atenção à saúde”, ressaltou.

Presente à oficina o secretário de Saúde, Márcio Travaglini destacou que a pasta desenvolve várias frentes de trabalho na administração Vinícius Camarinha no intuito de recuperar ações e serviços de saúde, integrando uma rede de serviços capaz de oferecer um serviço de qualidade à população. “Nosso principal enfoque é a promoção da saúde e vigilância. Estamos investindo num trabalho voltado a ouvir os trabalhadores, reconhecer os diagnósticos técnicos, integrar as equipes e reconhecer que é sempre importante contarmos com colaboração externa. Tenho certeza que investindo em estrutura, em logística, em apoio de insumos, integrando uma rede com os hospitais e cuidando da promoção e dos já doentes e da necessidade de emergência, estamos cumprindo o nosso papel, investindo no servidor e na qualidade do atendimento.

Fotos Wilson Ruiz