29 JUL 2013
SAÚDE
Prefeitura reorganiza atendimento do Samu e novas viaturas chegarão nos próximos dias

A Prefeitura Municipal garantiu junto ao Ministério da Saúde o repasse de quatro novas ambulâncias que darão apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município.

Segundo explicou o secretário da Saúde, Márcio Travaglini, em resposta a uma ação do Ministério Público Federal, impetrada na gestão anterior, o Termo de Ajuste Sanitário está sendo concluído e a Prefeitura Municipal, através da pasta responsável, está reorganizando a frota do Samu.

De acordo com ele durante o processo de manutenção a administração Vinícius Camarinha apurou as péssimas condições dos veículos. “Apuramos que as viaturas atuais não têm condições de continuar rodando, uma vez que são alvo de  manutenção mecânica  com muita frequência, motivo pelo qual nós vamos estar fazendo a baixa dessas viaturas”, comentou.

Diante disso, e em resposta a um trabalho realizado junto ao Ministério da Saúde, o município conseguiu a liberação de quarto novos veículos. “O Ministério entendeu a nossa necessidade e devemos nos próximos 15 a 20 dias já estarmos com a documentação regulamentada de quatro novas viaturas que vão apoiar o Samu”, ressaltou.

Recursos – O secretário da Saúde afirmou ainda que, percebendo as dificuldades de repasse de recursos para o Samu, o Ministério da Saúde aumentou os valores para o custeio das viaturas.  “Nós percebemos uma dificuldade financeira dos municípios para apoiar o Samu, principalmente no nosso estado, onde o governo de São Paulo não participa do custeio do serviço e o mesmo é feito só pelos municípios, com o Ministério da Saúde. Percebendo essa situação o governo federal aumentou os recursos para custeio das viaturas de suporte básico e também da UTI, com isso nós vamos conseguir remunerar melhor as ações e serviços do SAMU”, destacou.

Regionalização – Ainda, de acordo com Travaglini, a Prefeitura está discutindo a possibilidade da regionalização da regulação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “É muito importante poder ter uma triagem médica por tele medicina, onde o médico por telefone pode tomar conhecimento da situação do paciente e a partir dai encaminhá-lo para o melhor lugar a ser atendido”, defendeu.

Na avaliação do secretário essa nova sistemática de atendimento, ainda em discussão, será de suma importância na regulação e encaminhamento adequado dos pacientes de Marília e da região.  “O prefeito Vinícius Camarinha coloca a saúde como prioridade e tem nos cobrado que a mantenha em bom funcionamento, desde a atenção básica até os serviços de urgência e de emergência”, concluiu.