26 JUL 2013
Saúde promove ação de alerta contra Hepatites

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais será lembrado neste dia 28 de Julho, e para marcar a data, a secretaria municipal da Saúde irá realizar nesta sexta-feira uma ação de mobilização para alertar sobre o perigo da doença.

Na Unidade de Prevenção e Educação em Saúde, anexa ao Terminal Rodoviário Urbano, das 9 às 17 horas, vãos ser desenvolvidas atividades preventivas, inclusive com vacinação contra a Hepatite B, já com a idade ampliada até 49 anos, como determinou o Ministério da Saúde. A coordenação será do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites e do Centro de Testagem e Aconselhamentos – CTA.

Segundo a supervisora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Raquel Ramires, as hepatites virais, muito comuns em nosso país, são doenças silenciosas que provocam uma inflamação no fígado e podem até levar a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns. A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado.

Para prevenção da infecção pelo vírus A, recomenda-se a manutenção de hábitos de higiene adequados, consumo de água tratada ou fervida e cuidados com a lavagem correta dos alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes.

Para a prevenção específica das Hepatites do tipo B e C, destaca-se o uso de preservativo em todas as relações sexuais, a utilização de materiais descartáveis, esterilizados ou de uso individual (próprio) para fazer manicure/pedicure, e também o uso de material estéril e descartável na realização de tatuagens ou piercings.

Por ser uma doença silenciosa, o portador das hepatites B e C pode passar muito tempo, até anos, sem manifestar qualquer sintoma. Por isso a importância de completar o esquema vacinal contra hepatite B, seguir as orientações para prevenção, consultar regularmente um médico e, se identificar qualquer exposição à situação de risco, procurar o CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento para fazer o teste.

A maioria dos casos de hepatite não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.

O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. Além dos medicamentos (quando necessários).

O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B, e atualmente é indicada para as pessoas até 49 anos de idade e alguns grupos considerados mais vulneráveis para a doença, como: profissionais de saúde, bombeiros, policiais, indígenas, caminhoneiros, coletores de lixo, doadores regulares de sangue, gestantes, pessoas com práticas homossexuais ou bissexuais, podólogos e manicures, profissionais do sexo, tatuadores, dentre outros.

Sigilo – O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesse serviço, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.

Está localizado na Rua Sete de Setembro nº 716, bairro Salgado Filho e funciona das 07 às 14h30. O atendimento é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo.

Devem fazer o teste, pessoas que viveram as seguintes situações:

•          Que passaram por transfusão sanguínea antes de 1993;

•          Que usam drogas injetáveis e inaláveis;

•          Que realizaram tatuagens ou piercings em locais sem ambiente adequado e sem materiais estéreis e descartáveis.

•          Que tiveram relações sexuais sem o uso de preservativo;

•          Que frequentaram manicures, pedicures e podólogos em locais sem materiais estéreis e descartáveis, ou de uso compartilhado.