21 FEV 2019
EMDURB

Evento está sendo realizado no Estoril Hotel, reunindo 120 pessoas e total de 40 cidades

O Prefeito de Marília participou na manhã desta quinta-feira (21), no Estoril Hotel, da abertura da 70ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que reúne 120 pessoas e total de 40 cidades.

O evento, com total apoio da Prefeitura de Marília e da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), reúne secretários e dirigentes públicos de mobilidade urbana de cidades paulistas. Anualmente, são realizadas de três a quatro reuniões. Este ano completa 25 anos de atividades.

Além do prefeito Daniel Alonso, a mesa de autoridades foi composta por Valdeci Fogaça (presidente da Emdurb); Marcos Rezende (presidente da Câmara Municipal); José Antônio de Almeida (secretário municipal de Planejamento Urbano de Marília); Raquel Auxiliadora Chini (secretária municipal de Transportes de Praia Grande, diretora executiva do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e presidente do Fórum Paulista); Jean Carlos Pejo (secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional); Rosana Soares Néspoli (gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran/SP) e Aílton Brasiliense Pires (presidente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos).

“Estamos felizes em sediar a 70ª Reunião do Fórum Paulista sobre Mobilidade Urbana e desejo que o encontro seja muito proveitoso para todos os participantes. Em Marília estamos desenvolvendo o Plano de Mobilidade Urbana, tendo como prioridade o pedestre, depois a bicicleta, na sequência o transporte urbano, depois o transporte de cargas e após os veículos. Com este Fórum, teremos mais subsídios para incentivar os nossos arquitetos e engenheiros, que poderão trocar experiências com representantes de outros municípios”, disse o chefe do Executivo mariliense.

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, destacou a importância do evento em Marília. “A nossa cidade está honrada em poder ser a sede desta importante Reunião do Fórum Paulista. Esta troca de experiência entre os municípios participantes é de suma importância para todos, pois discute temas importantes sobre trânsito e mobilidade urbana. Tenho certeza que o encontro atingirá os objetivos propostos.”

O objetivo do Fórum é permitir aos participantes trocarem informações e experiências, conhecerem novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito e, discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações, sendo que para discussão de temas com maior profundidade são criados Grupos de Trabalho.

PROGRAMAÇÃO

Logo após a abertura foi realizada a Sessão Especial – Apresentação da Semob, Denatran e Detran/SP, com a coordenação de Raquel Quini (presidente do Fórum Paulista; tendo como expositores e convidados Jean Carlos Pejo e Neiva Doretto; com comentários de Atílio André Pereira (diretor executivo do Fórum Nacional), Jorge Akira Kobayaski (vice-presidente do Fórum Paulista) e Aílton Brasiliense Pires (presidente da Associação Nacional e Transportes Públicos); além de representantes da FNP.

No período da tarde haverá a Sessão 1, com o tema Recursos de Multas de Trânsito “On Line”, Indicação de Condutores e Zona Azul Digital; depois Reunião Exclusiva dos Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana; e encerrando o primeiro dia acontecera a Sessão Técnica 2, com Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Experiências Municipais.

Na sexta-feira, dia 22, a partir das 9h, acontecerá a Sessão Técnica 3, com os temas Revisão do CTB; Meios de Transportes Inovadores (patinetes, bicicletas compartilhadas convencional e elétricas;Lei 13.724/18 (programa de bicicletas para cidades com mais de 20 mil habitantes: e Processos de Licitação do Sistema de Transporte Coletivo nos Municípios (modelos, prazos e entraves).

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

21/02/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura participa da 70ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana