29 SET 2014
Reservatório de 200 mil litros é instalado no Poço Macul, do Santa Antonieta

O DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) concluiu na tarde da última sexta-feira (26), a implantação do reservatório do Poço Macul – no bairro Santa Antonieta, na zona Norte da cidade. O reservatório tem capacidade para 200 mil litros e possui uma altura de 17 metros.

O Poço Macul já estava funcionando, direcionado diretamente para a rede. Agora, após os testes finais será interligado ao reservatório antes da distribuição de água à população da região. “Durante a semana, faremos as instalações das engrenagens hidráulicas e até o próximo sábado, este reservatório já deve estar com a sua capacidade total de água armazenada”, informou João Carlos Polegato, diretor-presidente do DAEM.

Com 260 metros de profundidade e vazão de 15 mil litros por horas, o Poço Macul conta também com uma caixa de abastecimento de segurança com capacidade para 20 mil litros e rede de distribuição de cerca de 400 metros. Ele faz parte do mega projeto de captação, distribuição e de novos equipamentos para o sistema de abastecimento de água colocado em prática pela Prefeitura de Marília.

“Esse poço, localizado na parte alta do Santa Antonieta, vai atender  uma região que sempre sofreu com a falta de água. Por isso, investimos numa tecnologia moderna para atender  a expectativa da população e acabar com o drama da crise constante de abastecimento”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

Mais investimentos – O DAEM já colocou também em funcionamento o poço da represa Cascata, com capacidade de 200 mil litros de água por hora. Na última quinta-feira, foi dado início a perfuração do poço profundo do distrito de Padre Nóbrega. Ele terá capacidade de 15 mil litros/hora e será também construído um reservatório com capacidade para 200 mil litros, ao lado do já existente. Uma rede de 300 metros vai ligar o poço a esse novo reservatório.

“Quando esse poço estiver em funcionamento, a água que é enviada atualmente para o distrito será utilizada no reforço do abastecimento da zona Norte. Além disso, vamos perfurar mais três poços (Altos do Palmital, Examar e Primavera), que irão atender cerca de 70 mil habitantes”, ressaltou o prefeito Vinicius.

No mega projeto de captação e abastecimento de água da Prefeitura consta também mais dois poços no Sistema Cavalete (zona Sul) – onde a nova adutora está concluída, e outroem Lácio. Haveráainda a implantação do reservatório da ETA do Rio do Peixe (1 milhão de litros), próximo à Estação Rodoviária (2 milhões) e outro no bairro Riviera (200 mil litros). Já as adutoras, ligarão o poço profundo do Cascata ao reservatório R6 (zona sul) e o Sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3.

“No total, será um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Faremos até o fim do primeiro semestre de 2015, o que o governo anterior não executou em oito anos pelo abastecimento d’água de Marília”, finalizou o chefe do Executivo.

“Com a instalação da nova bomba do poço profundo da Vila Barros (o P-4), aumentamos a potência no abastecimento de 250 mil para 360 mil litros por hora. E quem ganha com isso é a população”. É assim que o diretor do DAEM, João Carlos Polegato, comemorou a instalação do novo equipamento mais potente de bombeamento e de distribuição de água na zona Norte da cidade.

Segundo o diretor do Daem, João Carlos Polegato, a bomba fica a 230 metros de profundidade e garante um melhor abastecimento para os moradores de bairros como Vila Barros, Castelo Branco, Palmital, Palmital Prolongamento, Vila Nova e Lavínia

“Além de poços, reservatórios e adutoras, estamos também investindo em novas bombas, bem como em equipamentos modernos, garantindo com isso um sistema dinâmico. A cidade está crescendo e os investimentos precisam ser permanentes”, concluiu o prefeito Vinicius Camarinha.

Fotos: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024