24 JAN 2014
Prefeitura remove 700 pessoas das favelas para a casa própria

A prefeitura de Marília concluiu nesta quarta-feira a eliminação das favelas do “Linhão” do Santa Antonieta, Jânio Quadros e da Vila Altaneira, fazendo a remoção de cerca de 700 pessoas  que há anos residiam em condições precárias para as casas do recém inaugurado núcleo Marina Moretti, na zona norte. Já é o maior programa de desfavelamento implantado na cidade.

Nos próximos dias a prefeitura pretende finalizar também os trabalhos de demolição dos barracos e moradias irregulares, evitando assim novas ocupações essas áreas.

As últimas 48 famílias beneficiadas pelo programa de desfavelamento  desocuparam ontem a favela da Vila Altaneira. Além delas, nesta semana o programa transferiu mais 33 famílias do “Linhão” do Santa Antonieta e 58 da favela do Jânio Quadros. Também houve a remoção de mais 30 famílias que ocupavam áreas de risco.

Mais do que os barracos que serviram de moradia por anos, essas pessoas deixaram pra trás o passado de sofrimento, insegurança e discriminação.

É o caso de Joaquim de Jesus, 48 anos, morador no local há mais de 30 anos. De tão entusiasmado com a nova casa, ele agora faz novos planos de vida, entre eles o casamento. “Moro sozinho há anos nessa habitação precária. Agora, com uma moradia decente quero arrumar uma companheira”, afirmou. Segundo ele, outro fator que ajuda é o valor da prestação: 25 reais mensais num contrato de 10 anos.

Já Rosimeire Maria Apolinário destacou a organização do Núcleo Marina Moretti. “Finalmente uma casa digna para meus dois filhos e três netos. Aqui na favela eram sempre ameaçados por cobra, aranha e escorpião, afinal estávamos no meio do mato. É mesmo uma vida nova”, destacou.

“Daqui só levo com orgulho minhas plantas. A nova casa é a realização de um sonho”, desabafou outra moradora beneficiada, Maria Conceição da Silva.

No momento, máquinas e caminhões das secretarias de Serviços Urbanos e Obras continuam retirando entulhos após a demolição das moradias irregulares, envolvidas por esgoto a céu aberto. “A meta é a revitalização das áreas ocupadas irregularmente. Estamos assim proporcionando melhor qualidade de vida ás famílias que se mudaram para novas casas e ao mesmo tempo recuperando áreas de lazer e preservação ambiental.”, comentou o prefeito Vinícius que acompanhou pessoalmente toda a operação de mudança de moradores da favela de Vila Altaneira.

O prefeito ainda lembrou o compromisso de fazer o lançamento de mais 2 mil casas populares ainda este ano, parte delas voltada para o desfavelamento. “É apenas o começo do que será o maior programa habitacional e de desfavelamento  da história de Marília.” concluiu o prefeito.

Foto: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024