24 JAN 2014
Após Santa Antonieta e Jânio Quadros, Prefeitura elimina hoje favela da Altaneira

Assim como aconteceu segunda-feira com os moradores  do “Linhão” do Santa Antonieta, ontem, terça-feira,  foi a vez das 58 famílias que ocupavam áreas irregulares no Jânio Quadros deixarem  a favela e mudarem para as casas do Núcleo Marina Moretti, entregues semana passada, na zona norte.

Hoje, quarta-feira, as equipes ajudarão na transferência dos moradores da favela da Vila Altaneira. No total, são 48 famílias. Até o final desta semana, três favelas da cidade serão eliminadas naquele que é apontado como o maior programa de desfavelamento executado no município.

A prefeitura trabalha em duas frentes: uma ajuda os moradores com a transferência de móveis e objetos para as casas do Marina Moretti.  Outra frente faz a demolição dos barracos e construções irregulares evitando assim novas ocupações.

Desde o início da ação o prefeito Vinicius Camarinha vem acompanhando os trabalhos pessoalmente. Em conversas com os moradores e veículos de imprensa, Vinícius tem garantido que o programa de desfavelamento vai continuar.

““Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora. Neste primeiro momento estão sendo beneficiadas 170 famílias das favelas do Jânio Quadros, Vila Altaneira e Santa Antonieta, fora os moradores de áreas de risco. Sabendo que a cidade tem cerca de 1.500 famílias vivendo em áreas irregulares, estamos trabalhando para fazer  o maior programa habitacional e de desfavelamento de Marília, garantindo assim uma vida digna para a população que mais precisa. Esse trabalho vai durar enquanto durar nossa gestão.”, comentou.

Wilson Faustino, um dos beneficiados com a nova casa, disse que os dias de sofrimento e discriminação vividos na favela do Jânio Quadros ficaram para trás. “Sofremos muito aqui com as péssimas condições”, desabafou. Ele lembra que os piores momentos eram durante as chuvas, quando ele e outras famílias enfrentavam as inundações.

A esposa, Maria Rosa, de 52 anos, lembrou que além das dificuldades, a discriminação aos favelados era muito forte. “Graças a Deus tudo isso acabou”, comemorou.

Outra moradora, Márcia Sueli de Melo, não se conteve ao ver os móveis no caminhão prontos para serem transportados até o novo lar. “O sofrimento acabou. No Marina Moretti estarei no céu com minha família”, destacou.

O presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), Cléber Pinha Alonso, avaliou que os trabalhos seguem dentro do planejado e que a meta é encerrar a desocupação até o final desta semana.

Fotos Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024