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ABR
24
24 ABR 2013
EDUCAÇÃO
Educação inicia Projeto sobre Língua Escrita com educador francês
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A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, iniciou esta semana, um trabalho piloto para a construção de uma nova proposta de educação através da compreensão da língua escrita. O projeto intitulado: À Procura da Compreensão da Língua Escrita contou com a orientação do educador francês Élie Bajard que mediou durante os dias 22, 23 e 24 as reuniões com docentes para implementação do referido projeto em escolas do município.

Nesta fase de formação, participaram 18 professores da Rede Municipal de Ensino, sendo 12 da Educação Infantil e seis do Ensino Fundamental, numa abordagem alternativa sobre a língua escrita no que diz respeito a “extração da pronuncia” e a “extração da compreensão”.

Segundo explicou o educador Élie Bajar, os encontros de formação aconteceram a partir de três instrumentos: a sessão de mediação, a descoberta do nome e a descoberta do texto. Além disso, trabalharam a troca de experiências dos docentes. “O objetivo é refletir sobre a prática dos professores que tem a responsabilidade de trabalhar a compreensão da língua com as crianças. O professor isolado na sua classe não tem a oportunidade de trocar idéias, de ver o colega atuar. O centro dessa proposta é a informação sobre o ato pedagógico e a escrita a partir de atos de linguagem”, disse.

O implantação do projeto é uma parceria entre a Unesp/Marília e a Secretaria Municipal da Educação, através do Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena que dará suporte à implementação do mesmo na nossa rede escolar.

A iniciativa da nova gestão da Secretaria Municipal da Educação visa subsidiar a formação continuada dos docentes, oportunizando uma reflexão direcionada ao trabalho pedagógico com a Língua Escrita.

Conforme ressaltou a Secretaria de Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel a partir desse trabalho a rede pretende evitar o analfabetismo funcional, onde a pessoa decodifica, mas não compreende o texto. “Nosso objetivo é a formação, o entendimento da língua e acima de tudo a melhora na qualidade de ensino da rede municipal de ensino”, destacou.

Participam do programa piloto as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emefs) Nivando Mariano dos Santos, Esaltino de Campos e Paulo Freire e as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Monteiro Lobato, Beija Flor, Balão Mágico, Príncipe Mikasa, Primavera, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Criança Feliz, Bem-te-vi, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Leda Casadei e Sementinha.

Foto Wilson Ruiz

Assessoria de Imprensa

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