22 ABR 2019
Responsável pelo programa municipal de tabagismo destaca capacitação

Fumo está associado às principais causas de doenças; cidade oferece tratamento por meio de parceria com a Santa Casa e Secretaria de Estado da Saúde

A fonoaudióloga Ana Cristina de Almeida Sornas, que integra a equipe da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde de Marília e coordena o programa de controle de tabagismo, no âmbito do município, destacou a importância da capacitação oferecida pelo Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas). O curso aconteceu entre os dias 17 e 18 de abril, na Unimar (Universidade de Marília).

A iniciativa foi uma articulação entre o Centro (vinculado à Secretaria de Estado da Saúde), a DRS-IX (Direção Regional de Saúde), Secretaria Municipal da Saúde e Unimar. Mais de 60 profissionais do município de Marília e centenas de participantes da área de abrangência regional – 62 municípios – receberam a capacitação.

“Os profissionais estão envolvidos no assunto e interessados em receber as informações necessárias para trabalhar com a população que necessita desta atenção, olhar e tratamento. Vamos, agora, dialogar com nosso gestor e construir novos grupos, reproduzindo nossos aprendizados desses dias em benefício dos usuários”, disse Ana.

As palestras foram feitas pela enfermeira do Cratod, Ellis Ferreira Camacho; a diretora técnica de saúde da sigla, Sandra Silva Marques e o médico geriatra Carlos Rodrigues.

Eles abordaram, entre outros temas, o Tabagismo como dependência/Comorbidades Psiquiátricas, Cessação do Tabagismo e Ganho de Peso – Tabagismo Ambiental e Passivo, Doenças Relacionadas ao Tabaco/Protocolo de Atendimento e Saúde Bucal no Tabagismo.

A capacitação do Cratod é o primeiro passo para formação de novos grupos de assistência ao fumante e combate ao tabagismo, mediante o credenciamento e fornecimento dos insumos (medicamentos antitabagismo) pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Cláudio César Rossi, da DRS-IX, explica que o público-alvo da capacitação foram profissionais formados nas áreas de psicologia, farmácia, assistência social, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, medicina, entre outras da saúde, que podem atuar tecnicamente nos grupos de tabagismo.

AMBULATÓRIO

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), aproximadamente 90% dos casos de câncer de pulmão são atribuídos ao cigarro. Já as doenças cardiovasculares têm 40% dos registros atribuídos ao tabagismo como causa.

Marília, que poderá ampliar as unidades de tratamento, conta hoje apenas com o Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa. O serviço existe há 12 anos e faz aproximadamente 300 atendimentos por mês. Cerca de 64% dos fumantes que procuram a unidade obtendo êxito e abandonam o vício do tabaco, após o tratamento.

Para ter acesso ao serviço é necessário passar por consulta em uma unidade de saúde do município e obter encaminhamento médico.

Fotos: Julio César de Carlis