16 JUN 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social intensificam proteção às pessoas em situação de rua
Município mantém Casa Cidadã para acolhimento noturno e Abordagem Social realiza trabalho de busca por toda cidade
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social intensificaram a atuação das equipes de Abordagem Social e da Casa Cidadã com pessoas em situação de rua em virtude das baixas temperaturas dos últimos dias. Trata-se de um trabalho contínuo, realizado durante o ano inteiro, que é fortalecido no inverno e nos dias mais frios, com o objetivo de ofertar os serviços da assistência social para que a população em situação de rua receba tratamento adequado, em ambiente seguro, evitando doenças e morte causadas pela exposição ao tempo frio.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza trabalho de busca e orientação de moradores em situação de rua, por meio da equipe de abordagem social, sendo que as pessoas que aceitam o serviço oferecido são encaminhadas à Casa Cidadã, serviço de acolhimento institucional de passagem, com oferta de acolhimento imediato e emergencial para atender pessoas em situação de rua, migrantes, imigrantes, idosos, comunidade LGBTQI+, grupos familiares e mulheres (é permitido o acolhimento de crianças, desde que acompanhadas de seus responsáveis e devidamente documentadas) contando com capacidade para atendimento de 40 a 50 usuários, local onde recebem atendimento e proteção. Contudo, para aquelas pessoas que, por algum motivo, preferem ficar nas ruas, são distribuídos cobertores.

O serviço atende todos os dias, com pernoites das 19h00 às 07h00, concedendo ao usuário a oportunidade de banho, jantar e café da manhã no dia seguinte. O equipamento é mantido aberto também no período diurno, para demandas administrativas, totalizando uma equipe de 12 profissionais.

“Na intensificação dos serviços continuaremos ofertando acolhimento na Casa Cidadã que dispõe de dormitórios para homens, mulheres, famílias, comunidade LGBTQIA+. Neste período do ano, é importantíssima essa medida preventiva, devido ao enorme risco de hipotermia. Nossa equipe está preparada para fazer o possível para minimizar estes riscos”, reforçou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno.

“Nossas equipes são treinadas e especializadas para atuação em períodos mais suscetíveis às intensas quedas de temperatura. Vamos dar continuidade ao trabalho planejado e sério que temos feito na cidade, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade, concomitante à Campanha do Agasalho, e temos certeza que isso resultará em pessoas aquecidas e protegidas do frio” comentou o prefeito Daniel Alonso.

Nos últimos três meses a Casa Cidadã teve uma média de 506 pernoites por mês, sendo assim uma média diária de 17 pernoites. Com base na média mensal, 71 usuários atendidos são casos novos e 75 usuários que reutilizaram o serviço.

Saiba mais

A Casa Cidadã, que fica na Rua Paraíba, 674, no bairro Banzato, zona Leste, telefone (14)3432-3652, funciona todos os dias, das 19h às 7h, disponibilizando banho, jantar, pouso e café da manhã. As equipes de Abordagem Social podem ser acionadas pelos telefones (14) 98111-8291 ou (14) 98111-7920, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 17h.

Fotos: Divulgação

Noticia primeira-dama-de-marilia-dona-selma-regina-participa-de-lancamento-de-livros-com-receitas
Há 3 dias
Primeira-dama de Marília dona Selma Regina participa de lançamento de livros com receitas que inspiraram a vida dos idosos do Centro Dia ‘Anos Dourados’