17 JUL 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governador de São Paulo reinaugura Bom Prato de Marília e projeta novos investimentos estaduais no Município
Em discurso, Tarcísio de Freitas anuncia que Marília deve receber R$ 28 milhões de repasse do Palácio dos Bandeirantes
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou na sexta-feira, dia 14 de julho, o restaurante Bom Prato de Marília e durante discurso onde detalhou os seis primeiros meses de trabalho de seu governo, revelou que dentro das próximas semanas a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade deverá receber um repasse na ordem de R$ 28 milhões para obras de infraestrutura. Conforme destacou o governador, recursos estão sendo intermediados pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, que tem à frente o secretário de Estado e ex-ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Além do governador Tarcísio de Freitas, realizada na avenida Brasil, em frente ao prédio do Bom Prato - totalmente reformado - a solenidade de inauguração contou com as presenças das seguintes autoridades: prefeito de Marília Daniel Alonso, primeira-dama de Marília e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Marília, Dona Selma Regina Mazuquelli Alonso, vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), deputado federal Capitão Augusto (PL), ex-deputado federal Walter Ihoshi (PSD), deputada estadual Dani Alonso (PL), deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB), vereadores Rogerinho (PP), Marcos Rezende (PSD), Marcos Custódio (Podemos), Professora Daniela (PL), Vânia Ramos (Republicanos), Dr Elio Ajeka (PP) e Danilo da Saúde (PSB), secretários municipais Delegado Damasceno (Assistência e Desenvolvimento Social), Wania Lombardi (Direitos Humanos), Marília de Oliveira (Assuntos Estratégicos), Vanderlei Dolce (Limpeza Pública e Meio Ambiente), Gastão Pinheiro (Esportes, Lazer e Juventude), Fábio Alves de Oliveira (Obras Públicas), André Gomes (Cultura), Marcelo Macedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Eduardo Yamamoto (Tecnologia da Informação), Cidimar Furquim (Suprimentos), Ricardo Hatori (diretor-executivo do Daem), Tatá Domingues (Presidente da Codemar), Sandro Espadoto (vice-presidente da Codemar), Cássio Luiz Pinto Júnior (Administração) e Dr Alysson Alex (Assessor Especial de Governo), secretários estaduais Filipe Sabará (secretário-executivo de Desenvolvimento Social), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais) e Arthur Lima (secretário-chefe da Casa Civil). Diversos prefeitos de cidades da região compareceram, a exemplo de Salto Grande, Lupércio, Quintana, Álvaro de Carvalho, Oscar Bressane, Fernão e Ibirarema.

O prefeito Daniel Alonso agradeceu toda a dedicação do governador de São Paulo a Marília e citou a relevância da política social para a segurança alimentar das pessoas que mais necessitam do Poder Público. “Além do Bom Prato, que é um programa do Governo do Estado de São Paulo com o apoio da Prefeitura de Marília, nossa cidade possui outros dois restaurantes totalmente mantidos por recursos próprios: o Nosso Prato da zona Norte e o Nosso Prato da zona Sul”, disse Daniel Alonso.

O Bom Prato de Marília passou por uma reforma estrutural, que contou com instalação de forro, piso e revestimento novos em toda a cozinha e adequação da parte hidráulica e elétrica. Além disso, a unidade ganhou identidade visual e pintura interna e da fachada, de acordo com o layout do Programa Bom Prato. Com a revitalização, o restaurante conta agora com novos e eficientes equipamentos, incluindo panelas de pressão e fogões industriais, balcões quentes e frios, processador de alimentos, descascador de legumes, além de ar condicionado que traz maior conforto para os funcionários e frequentadores. O custo total da revitalização foi de R$ 1,1 milhão, sendo R$ 340 mil investidos pelo Governo do Estado de São Paulo e R$ 105 mil pela Prefeitura Municipal de Marília. Os R$ 700 mil restantes referentes à obra de adequação do prédio foram custeados pela proprietária do imóvel, Ione Adib, que atualmente é prefeita municipal da cidade de Andirá, no Paraná.

Diariamente, o Bom Prato de Marília serve 1.600 refeições, sendo 100 cafés da manhã, 1.200 almoços e 300 jantares. Nos seis primeiros meses de 2023, o restaurante colocou à disposição das pessoas em vulnerabilidade social e de baixa renda de Marília cerca de 200 mil refeições. “O restaurante Bom Prato de Marília está em excelentes condições, instalado num prédio que foi totalmente revitalizado, por meio de uma parceria público-privada. São instalações de extrema qualidade. Hoje temos em torno de 10 mil pessoas no Cadastro Único, o CadÚnico, em Marília, ou seja, são pessoas que dependem de algum tipo de auxílio ou ajuda do Estado. Temos 100% das pessoas do CadÚnico sendo atendidas pelo programa Bolsa Família, ou seja, a questão da segurança alimentar é fundamental. Entretanto, conseguimos atender em Marília, de forma completa,  a população mais vulnerável”, contextualizou o secretário-executivo do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Filipe Sabará.

O horário de funcionamento do Bom Prato de Marília é a partir das 7h para café da manhã. O almoço é servido às 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público em geral. O jantar tem início às 17 horas. O restaurante fica na avenida Brasil, n.º 324, na região central e sua localização foi elogiada estrategicamente pelo secretário Sabará.

Fotos: Divulgação
Noticia primeira-dama-de-marilia-dona-selma-regina-participa-de-lancamento-de-livros-com-receitas
Há 3 dias
Primeira-dama de Marília dona Selma Regina participa de lançamento de livros com receitas que inspiraram a vida dos idosos do Centro Dia ‘Anos Dourados’