07 NOV 2023
CULTURA
Festival de Cinema e Prêmio Curumim retornam a Marília para celebrar a magia da sétima arte
De 17 a 20 de novembro, Clube de Cinema de Marília e Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV) realizam o espetáculo cinematográfico. Retorno de mostra icônica traz seleção de filmes, prêmios e enriquecimento cultural
O Clube de Cinema de Marília (CCM) e o Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV), com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura, promovem de 17 a 20 de novembro o Festival de Cinema, resgatando um dos mais icônicos espetáculos cinematográficos do Brasil. A mostra será realizada após anos de pausa. O resgate do festival cinematográfico de Marília, o primeiro do Brasil, encontrou respaldo e incentivo entre produtores, agências e entidades locais, que uniram forças para trazer de volta o brilho do cinema a Marília. A proposta também é proporcionar uma experiência única para a população da cidade e dos municípios da região.

Com uma seleção diversificada de filmes, incluindo documentários e narrativas instigantes, o Festival de Cinema de Marília resgata o Prêmio Curumim, que fez história na sétima arte brasileira. Serão apresentados dois prêmios de destaque: Melhor Filme pelo Júri Popular, escolhido pelo voto do público e o Melhor Filme pelo Júri Técnico, que reconhece realizações excepcionais na produção cinematográfica. O festival promoverá a oportunidades para discussões, interações com cineastas e um entendimento mais profundo da sétima arte.

Em 1960, o Festival de Cinema em Marília fez história como o primeiro festival de cinema de todo o Brasil, conquistando reconhecimento internacional. Naquela oportunidade, e na sequência de suas edições, atraiu para Marília grandes celebridades da indústria cinematográfica nacional da época. Essa realização pioneira precedeu o famoso Festival de Gramado, que teve início em 1973. Agora, após um hiato, Marília se prepara para reviver essa tradição cinematográfica.

“Pioneiro no Brasil, o Festival de Cinema de Marília é uma celebração do poder do cinema para inspirar, entreter e conectar culturas e perspectivas diferentes. Estamos orgulhosos de reviver essa tradição e proporcionar aos moradores e amantes do cinema uma experiência única”, afirmou o presidente do Clube de Cinema de Marília (CCM) e cineasta Cristiano Anechini Lemos Soares. O coordenador do Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV), Gustavo Roim, acrescentou que a proposta da mostra não é simplesmente exibir filmes ou estimular o público a frequentar salas de cinema. “Mas também sobre a relevância do enriquecimento cultural e a promoção da arte cinematográfica. É uma oportunidade para a comunidade se envolver com o mundo do cinema”.

Prêmio Curumim

O Festival de Cinema de Marília é uma celebração anual do cinema que tem por objetivo trazer experiências cinematográficas para o público e criar uma plataforma cultural para discussão e apreciação da arte cinematográfica. Com o compromisso de exibir filmes em diversos locais, o festival enriquece o cenário cultural da cidade, promovendo uma conexão mais profunda entre o público e o mundo do cinema.

O Prêmio Curumim para o Festival de Cinema de Marília foi instituído pelo Clube de Cinema de Marília (CCM) no ano de 1966, incentivando a produção nacional de cinema. Os filmes eram avaliados por jurados que assistiam a todas as produções nacionais exibidas na cidade. O festival costumava trazer atores e diretores para debates, enriquecendo a cultura local e proporcionando uma experiência única para a comunidade. Grandes nomes do cinema brasileiro conquistaram o Curumim, entre eles os cineastas Hector Babenco, Nelson Pereira dos Santos, Sérgio Ricardo, Arnaldo Jabor, Tizuka Yamasaki, Hugo Carvana e Joaquim Pedro de Andrade. Mais informações, https://www.instagram.com/festivalcinemamarilia/.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024