08 NOV 2023
CULTURA
‘Guaraní’, filme paraguaio que foi destaque no Festival de Gramado de 2016, será exibido em Marília nesta 5ª-feira, dia 9
‘Road-movie’ - filme de estrada - vai do rural ao urbano, do local ao global. Exibição acontece no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’ e tem entrada franca
Atílio é um pescador que se recusa a falar espanhol, mantendo a língua guarani, o idioma dos povos originários do Paraguai. Vivido pelo ator Emílio Barreto, Atílio decide começar uma jornada das terras paraguaias até Buenos Aires, onde vive uma de suas filhas, quando recebe a notícia de que terá um neto. Este é o enredo básico de ‘Guaraní’, filme produzido em 2015 no Paraguai e lançado em 2016, inclusive com destaque quando foi exibido no 44º Festival de Cinema de Gramado. ‘Guaraní’ será exibido gratuitamente em Marília nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, às 20 horas, na Sala Municipal de Projeção ‘Emílio Pedutti Filho’/CCM, localizada no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, nº 245 (piso superior). A apresentação é uma iniciativa da Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, por intermédio do Pontos MIS.

Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som (MIS), que conta com forte parceria da Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal de Cultura, oportunizando a realização de oficinas, exibições e ações voltadas para ampliação do conhecimento sobre a sétima arte. O diretor Zorraquin propõe a jornada do herói partindo do rural ao urbano, ou seja, do local ao global. Atílio (Emílio Barreto) é um senhor paraguaio, chefe de uma família formada apenas por mulheres. Além de se recusar a falar o idioma espanhol - língua instituído no Paraguai e em outras nações sul-americanas pela força dos colonizadores espanhóis - força as demais pessoas da sua família a dialogarem apenas no idioma originário de sua nação, o guarani. Ao descobrir que a filha que vive em Buenos Aires está grávida, resolve levar a neta (Jazmín Bogarin) num longo trajeto até o país vizinho só para convencê-la a ter o parto no Paraguai. O road-movie - filme de estrada - combina rios, trens, ônibus e carros até a chegada de Atílio na Argentina, após mais de mil quilômetros de viagem.

Com 85 minutos de duração, ‘Guaraní’ tem classificação etária livre e será exibido nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, na versão legendada. Uma informação relevante sobre o idioma guarani: é a língua falada pela maioria da população do Paraguai, predominando nos ambientes rurais - semelhante ao retratado pelo diretor Luis Zorraquin neste filme. Além do Paraguai, o guarani é falado em regiões da Argentina, Bolívia e Brasil, sendo o idioma co-oficial do Mercosul. Mais de 6,5 milhões de pessoas falam o guarani e é a segunda língua oficial da Bolívia e do Paraguai, da província de Corrientes (na Argentina) e da cidade brasileira de Tacuru, no Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024