14 DEZ 2023
SAÚDE
Secretaria Municipal da Saúde entrega certificado de conclusão do curso de capacitação dos conselheiros municipais
A qualificação foi elaborada para oferecer aos titulares e suplentes conhecimentos sobre o SUS, Rede de Saúde e o papel do Conselho e do Ministério Público
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio do Núcleo de Educação Permanente de Marília (Nepem) da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu quinta-feira, dia 14 de dezembro, a entrega dos certificados de conclusão do curso de capacitação dos conselheiros municipais da Saúde.

O treinamento foi oferecido como uma opção de formação, qualificação e aprendizagem de diversos aspectos relacionados à função do conselheiro. A qualificação ofereceu quatro temas: ‘Conselho e Papel do Conselheiro’, ‘Controle Social’, que foram aplicados em 2022, ‘Financiamento do SUS e Repasses de Verbas’, ‘Rede de Saúde’ e ‘Participação do Ministério Público nos Serviços da Rede Municipal de Saúde de Marília’.

As palestras ocorreram nos dias 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro e 22 de novembro, sempre das 17h30 às 19h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde. O conteúdo programático foi elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente de Marília (Nepem) da Secretaria Municipal da Saúde de Marília em conjunto com os conselheiros.

O núcleo é responsável por apoiar e oferecer suporte às ações de Educação na Saúde, capacitar em serviço, junto aos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, auxiliando na formação dos profissionais da área da saúde, como também para os membros do Conselho Municipal de Saúde.  O Conselho Municipal de Saúde, por sua vez, tem importante papel na formulação e execução da política municipal de saúde, acompanhando tanto os aspectos econômicos e financeiros, quanto contribuindo nas estratégias, na promoção e no controle social. O funcionamento do conselho prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias.

“A qualificação tem o objetivo de promover o exercício da cidadania, favorecer a compreensão do Sistema Único de Saúde, o SUS, oferecendo instrumentos de participação e controle social”, destacam as servidoras envolvidas nesse processo, a psicóloga Ana Cláudia Tolentino Pires, responsável pelo Nepem, e a enfermeira Mirela Volponi Duarte.

“Cumprimos nosso papel, de dar suporte, instrumento e ferramentas para que os cidadãos voluntários do conselho possam compreender e exercer de forma efetiva e eficiente a função deles”, garantiu o secretário municipal da Saúde, o médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024