20 DEZ 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde comemoram 21 anos de oferta do serviço durante encontro dos fonoaudiólogos de Marília
Evento sobre a atividade com profissionais do Município e de outras instituições parceiras de Saúde da cidade foi realizado no auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Marília
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio do Serviço Municipal de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu na manhã de sexta-feira, dia 15 de dezembro de 2023, o Encontro Municipal de Fonoaudiologia. O evento comemorou o Dia do Fonoaudiólogo (celebrado em 9 de dezembro) e marcou os 21 anos da oferta do serviço de saúde na rede municipal.

Organizado pela área técnica de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde e participaram o médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira (secretário municipal de Saúde), Ana Beatriz Albieri Pigozzi (diretora de serviços administrativos) e Tereza Machado (presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Comus). A programação destacou a atuação do fonoaudiólogo nas redes de atenção à saúde e, para isso, foram convidados palestrantes profissionais do município e dos serviços parceiros.

As fonoaudiólogas Ellen Viviane do Nascimento Amoris e Renata Mineiro Onisto Franco apresentaram conferência sobre os avanços e desafios na atuação do fonoaudiólogo na Rede Cegonha. Na sequência, as fonoaudiólogas Juliana Bonatto Longo e Roberta Cristina Rodrigues Vieira apresentaram a avaliação sobre avanços e desafios na atuação do fonoaudiólogo na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O terceiro tema abordado no encontro, “Avanços e desafios na atuação do fonoaudiólogo na Rede de Urgência e Emergência”, foi apresentado pelo fonoaudiólogo André Vinicius Marcondes Natel Sales. O último tema foi sobre “Caracterização da demanda em espera para Fonoaudiologia na Atenção Primária em Saúde”, apresentado por Leiliana Moreira Alves Cláudio.

Todas as apresentações enfatizaram os desafios e avanços alcançados pela profissão durante este ano de 2023, bem como as perspectivas para o ano de 2024. Por fim, os profissionais participaram de debate, com comentários e sugestões para aprimoramento das práticas fonoaudiológicas.

Serviço Municipal de Fonoaudiologia

O Serviço Municipal de Fonoaudiologia, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde há mais de duas décadas, realiza atividades de promoção da saúde, bem como avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação dos transtornos de linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, sucção, mastigação, respiração e deglutição de pacientes de todas as idades.

Para acesso ao atendimento fonoaudiológico o usuário deve procurar a Unidade de Saúde de referência da sua residência (UBS ou USF). Os atendimentos aos usuários são organizados nas seguintes unidades básicas de saúde: UBS Nova Marília, UBS Planalto, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Santa Antonieta, UBS São Judas, UBS Castelo Branco. Quando necessário, os encaminhamentos são realizados para os serviços especializados como, Policlínica, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e Programa Melhor em Casa.

De acordo com as informações da encarregada de Fonoaudiologia, Edinalva Neves Nascimento, a profissão tem se destacado nos serviços públicos e a parceria com os prestadores de serviço como, por exemplo, Santa Casa, HC (Hospital das Clínicas), ABHU (Associação Beneficente Hospital da Unimar), Lucy Montoro, tem fortalecido o trabalho em Rede. “Registramos e agradecemos a administração municipal pela aquisição de materiais lúdicos e insumos que estão sendo encaminhados aos profissionais para enriquecer ainda mais as práticas profissionais”, afirmou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024