21 DEZ 2023
CAPS ‘Com-Viver’ promove a festa de fim de ano para pacientes e familiares
Centro de Atenção Psicossocial para adultos atende pacientes em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ‘Com-Viver’, unidade especializada de atendimento à Saúde do município para atendimento em Saúde Mental, promoveu na manhã de segunda-feira, dia 18 de dezembro, sua tradicional festa de fim de ano, confraternização entre pacientes, funcionários e familiares. A comemoração contou com recreações, canto coral, distribuição de doces e alimentos, com apoio de entidades e empresas.

A festa de final de ano do CAPS contou com a animação do Papai Noel em um café da manhã especial, com bolo, frutas e chocolates, custeados pela Prefeitura Municipal de Marília com ajuda das indústrias Jazam e Dori Alimentos. Os alunos da Escola Assembleiana também foram voluntários no evento, com a apresentação de coral de cantos natalinos. O Rotary Club ajudou com a doação de mobiliários e um aparelho de televisão para a unidade.

O CAPS é um serviço especializado de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço.

A assistência em saúde mental da unidade é realizada por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar, composta por: dois psiquiatras, três psicólogos, duas assistentes sociais, uma fisioterapeuta e equipe de enfermagem composta por duas enfermeiras e oito técnicas de enfermagem nos dois períodos de atendimento. A unidade conta ainda com apoio de um motorista para fazer os passeios com os pacientes fortalecendo a proposta de reinserção psicossocial.

As atividades podem ser coletivas, como grupos de usuários, ou individuais. Após acolhimento inicial e avaliação da equipe, o cuidado nesses espaços é desenvolvido por meio de Projeto Terapêutico Singular (PTS), que envolve equipe, usuário e família.
O CAPS ‘Com-Viver’ conta atualmente com 200 pacientes, sendo 180 de demanda espontânea e 20 internos das duas residências terapêuticas oferecidas na cidade. “O Caps oferece desde consulta médica e de enfermagem, como atendimento social e psicológico, realizando também oficinas terapêuticas de culinária e artes manuais, em um espaço onde estimulamos o desenvolvimento humano e social”, declarou a responsável pela unidade, a enfermeira Roseli Carolino.

“A equipe do CAPS adulto foi potencializada esse ano e em 2024 almejamos aumentar a equipe ainda mais e ampliar os serviços de saúde mental de Marília”, destacou a enfermeira Camila de Andrade Alcalde, técnica responsável pela equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Marília.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024